INTERNACIONAL

Destaques das Agências Nacionais

Dom Wellington de Queiroz Vieira é nomeado primeiro Bispo da Diocese de Cristalândia (TO)

Por JENNIFFER SILVA
12 de julho de 2019

Desde 2016, o Prelado já estava à frente desta Igreja particular.
 

Na quarta-feira, 10, a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou que o Papa Francisco elevou a diocese a prelazia territorial de Cristalândia (TO). Dom Wellington de Queiroz Vieira foi nomeado como seu primeiro bispo. Desde 2016, o Prelado já estava à frente desta Igreja particular.
Nascido em 11 de julho de 1968, em Tocantinópolis (TO), Dom Wellington estudou Filosofia, em Brasília (DF), e Teologia, no Rio de Janeiro (RJ). Em Roma, realizou dois mestrados: um em Filosofia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, e outro em Direito Canônico, na Pontifícia Universidade Lateranense.
Como Padre, foi Pároco em Xambioá (TO) e Araguaína (TO), ambas na Diocese de Tocantinópolis, e membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral. Foi, também, vigário judicial e ecônomo da Diocese e Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, em Araguaína.
Criada em 26 de março de 1956, pela Bula Ne quid Filiis, do Papa Pio XII, sob a jurisdição de um administrador apostólico, a Prelazia de Cristalândia está localizada a 153 km de Palmas, capital do Tocantins.
A nova diocese contempla quatro municípios no Estado de Goiás, 18 municípios em Tocantins, pequenos povoados e a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo.
 

Fonte: CNBB 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.