NACIONAL

IGREJA

Dom Sergio de Deus assumirá Diocese de Foz do Iguaçu no dia 7

Por Fernando Geronazzo
06 de setembro de 2019

 às 18h, na Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe

Dom Sergio de Deus Borges, nomeado Bispo de Foz do Iguaçu (PR) pelo Papa Francisco em 17 de julho, tomará posse da nova missão no sábado, 7, às 18h, na Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe. 


A Arquidiocese de São Paulo se despede de Dom Sergio, que, desde 2012, exercia a função de Bispo Auxiliar na Região Santana. 


“Agradeço-lhe a preciosa colaboração nas responsabilidades diante de nossa Igreja em São Paulo durante os primeiros seis anos de seu episcopado e faço votos que a experiência episcopal adquirida em São Paulo lhe seja agora de proveito ao assumir as responsabilidades do pastoreio na Diocese de Foz do Iguaçu”, afirmou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, por ocasião da nomeação de Dom Sergio. 

 

FELIZ EM SÃO PAULO
Durante a missa em ação de graças pelos seus sete anos de ordenação episcopal e por seu trabalho na Região Santana, celebrada em 18 de agosto, na Paróquia Sant’Ana, Dom Sergio afirmou que foi feliz em São Paulo e cumpriu sua missão, aprendendo a amar a todos, 
realizando um projeto pastoral. Ele disse que vai para Foz do Iguaçu rezando por todos os que ficam e pediu orações para sua nova missão. 


Nomeado Bispo pelo Papa Emérito Bento XVI em 27 de junho de 2012, Dom Sergio foi ordenado em 18 de agosto do mesmo ano, em Cornélio Procópio (PR) e tomou posse do ofício de Bispo Auxiliar de São Paulo em 2 de setembro daquele ano.

TRABALHOS REALIZADOS
Além de Vigário Episcopal para a Região Santana, Dom Sergio exerceu a função de Vigário-geral da Arquidiocese. Foi Bispo referencial arquidiocesano para a Pastoral Familiar, Pastoral do Dízimo e para a Vida Consagrada.  


Mestre em Direito Canônico, Dom Sergio colaborou diretamente na pastoral judiciária da Arquidiocese, como Moderador do Tribunal Eclesiástico de Primeira Instância. Atuou, também, na implementação das mudanças apresentadas pelo Papa Francisco para os processos de verificação de nulidade matrimonial, em 2015. Nesse sentido, colaborou na formação dos agentes das câmaras eclesiásticas instaladas nas regiões episcopais em 2017. 

OUTROS ENCARGOS
Dom Sergio é, ainda, membro da Comissão para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); no Regional Sul 1 da CNBB (Estado de São Paulo), foi referencial para o Diaconato Permanente.


Em 23 de maio de 2018, foi nomeado pelo Papa Francisco como Administrador Apostólico da Eparquia Nossa Senhora do Paraíso dos Greco-Melquitas, com sede na Capital Paulista, ofício que exerce até a posse do novo Eparca Greco-Melquita, Dom George Khoury, que será em 22 de setembro. 

NOVA MISSÃO
Dom Sergio será o 4º Bispo diocesano de Foz do Iguaçu e irá pastorear uma Igreja particular com cerca de 455 mil habitantes, que conta com 27 paróquias, distribuídas em 14 municípios, 51 sacerdotes e quatro diáconos permanentes.


“Respondi ao chamado com paz no coração, certo de que sou enviado a continuar a missão dos outros irmãos bispos que me precederam, servindo a essa Igreja, pastoreando o povo de Deus que me é confiado, conduzindo clérigos e leigos ao encontro com Jesus e ensinando-os a viver tudo o que Ele nos tem mandado”, afirmou o Bispo, no dia de sua nomeação.  

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.