SÃO PAULO

Dom Beni sobre Dom Odilo

‘Dom Odilo jamais renunciou à missão de mestre da fé’

Por Daniel Gomes
05 de mai de 2017

Dom Beni era bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo quando Dom Odilo chegou à metrópole também como bispo auxiliar

Fotos: Luciney Martins/ Jornal O SÃO PAULO

Na comemoração dos 10 anos de arcebispado de Dom Odilo Scherer na Arquidiocese, o jornal O SÃO PAULO ouviu os bispos que trabalharam de forma mais próxima com ele. Este foi o caso de Dom Benedito Beni dos Santos, hoje bispo emérito de Lorena (SP).

Leia a seguir a mensagem enviada por Dom Beni:

 

*******

Fui nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo no dia 28 de novembro de 2001, juntamente com Dom Odilo e Dom José Benedito Simão. Essa nomeação feita pelo Papa São João Paulo II completou a equipe de bispos auxiliares do Senhor Cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Metropolitano. Aprendemos a atuar como bispos com Dom Cláudio: pai, conselheiro e amigo. Dom Cláudio transmitiu à sua equipe de bispos auxiliares três coisas importantes: comunhão, corresponsabilidade e confiança mútua.

Sempre admirei em Dom Odilo a competência no exercício do ministério episcopal. Sabia conciliar tranquilidade com firmeza sobretudo na defesa dos valores cristãos. Suas palavras e ações expressavam sempre grande amor à Igreja e fidelidade ao Magistério. Posso testemunhar que Dom Odilo jamais renunciou à missão de mestre da fé: manter o rebanho na fidelidade à doutrina dos Apóstolos. Essa postura era também reflexo de sua sólida formação teológica nas academias romanas.

Nos breves anos como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, conseguiu construir o Centro de Pastoral de sua Região Episcopal, edifício moderno e amplo. Nesse empreendimento foi sempre apoiado por Dom Cláudio.

Como Secretário Geral da CNBB, Dom Odilo colocou a serviço da Igreja no Brasil sua competência teológica e a experiência pastoral adquirida como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. No exercício de Secretário Geral, evitou sempre o autoritarismo. Suas manifestações no campo da política nacional tinham sempre a marca da prudência e da fidelidade à doutrina social da Igreja. Teve ainda a iniciativa de iniciar as Edições da CNBB, importante instrumento de teoria e ação pastoral da Igreja no Brasil.

Dom Odilo, a meu ver, tem muita riqueza pastoral e espiritual a oferecer à Arquidiocese de São Paulo, à Igreja no Brasil e à Igreja Universal. Os dez anos à frente da Arquidiocese de São Paulo foram um tempo de bênçãos para todo o Povo de Deus. Sua vida é uma bela lição de simplicidade evangélica. Que Deus o conserve, Dom Odilo!

Dom Benedito Beni dos Santos - Bispo Emérito de Lorena

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.