SÃO PAULO

Aniversário de Arcebispado

Dom Odilo comemora 10 anos como arcebispo

Por Daniel Gomes
12 de mai de 2017

Missa na Catedral da sé, no sábado, 6, marcou as CoMeMorações dos 10 anos do Arcebispado de Dom Odilo na Arquidiocese.

Foto: Rafael Alberto dos Santos

Gratidão. Este foi o sentimento que predominou na missa em ação de graças pelos dez anos do arcebispado do Carde- al Odilo Pedro Scherer na Arquidiocese de São Paulo, realizada no sábado, 6, na Catedral da Sé.

Desde a acolhida na porta da Catedral pelos bispos auxiliares e cônegos do Cabido Metropolitano, passando pelos aplausos da assembleia de fiéis ao ingressar pelo corredor central do templo, até as mensagens de agradecimento que ou- viu de bispos, padres, leigos e religiosas, Dom Odilo pôde perceber o carinho da Arquidiocese pelo 7º arcebispo de sua história, que a conduz desde 29 de abril de 2007.

“Que alegria poder me dirigir a vocês neste dia, agradecendo a Deus pelos dez anos de ministério episcopal como arcebispo de São Paulo. Faço minhas as palavras do salmo desta missa: ‘Que poderei retribuir ao Senhor Deus por todo bem que Ele me fez?”, disse Dom Odilo no começo da homilia, agradecendo a todos que organizaram e participaram da missa, incluindo autoridades civis e militares, bem como os concelebrantes: Dom Eduardo Vieira dos Santos, Dom Devair Araújo da Fonseca, Dom Luiz Carlos Dias e Dom José Roberto Fortes Palau – bispos auxiliares da Arquidiocese; e Dom Julio Endi Akamine, arcebispo de Sorocaba (SP); além de Dom Joseph Gébara, eparca da Eparquia Nossa Senhora do Paraíso, de rito greco-melquita.

 

Testemunhas de Jesus Cristo

Ao recordar a data de sua posse em São Paulo, Dom Odilo lembrou que já naquele primeiro ano como arcebispo teve a felicidade de acolher o Papa Bento XVI, que em visita ao Brasil, em maio de 2007, realizou a canonização de Santo Antonio de Sant´Anna Galvão e participou da abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, realizada em Aparecida (SP).

“Dez anos foram para mim um tempo de reconhecimento da realidade da Arquidiocese de São Paulo e da riqueza, da amplidão, da Igreja que aqui se expressa de múltiplas formas nas paróquias, comunidades e nas múltiplas organizações da vida eclesial, nas muitas iniciativas da presença da Igreja na sociedade, junto aos necessitados, na assistência social, nas instituições voltadas para a educação, a saúde e a cultura”, afirmou.

Dom Odilo lembrou que essa riqueza de expressões é também fruto de um longo trabalho, conduzido por bispos e arcebispos que o precederam, e disse que cada pessoa é hoje chamada a contribuir com a missão de Jesus Cristo.

“Somos chamados a ser testemunhas de Jesus Cristo, a testemunhar que Deus habita esta cidade, que ela não é uma cidade entregue ao mal. Somos testemunhas de coisa boa, testemunhas da Boa Nova, testemunhas da caridade, da justiça, da solidariedade, da valorização da vida de cada pessoa, mesmo quando essa pessoa não é valorizada pela sociedade em geral, ou pelos muitos esquemas culturais, políticos ou econômicos”, enfatizou.

Dom Odilo lembrou que “o bispo não trabalha sozinho”, e agradeceu a todos que fazem com que a Arquidiocese “leve o bálsamo do amor de Deus, a misericórdia de Deus, a todos os irmãos que sofrem de muitas maneiras”.

 

Olhar para o futuro

O Cardeal Scherer exortou, ainda, a um olhar para o futuro da Arquidiocese, partindo da constatação da realidade atual e do que ainda pode ser aprimora- do. Nesse sentido, convidou todos para a participação no Sínodo Arquidiocesano, cujo decreto de convocação será publica- do em 9 de julho, na memória litúrgica de São José de Anchieta.

“A data não quer ser aleatória, lembrando que São José de Anchieta e outros companheiros missionários iniciaram a vida da Igreja neste chão. Nós somos continuadores da missão que eles iniciaram”, afirmou. “Nós somos chama- dos a fazer a nossa parte, olhando bem para a realidade da nossa Igreja hoje, diante das realidades últimas da nossa cidade, da nossa cultura e do nosso ambiente religioso, tão diferente de 50 anos antes de nós. Quanta coisa mudou e talvez não nos demos conta, por isso, nós também devemos olhar para essa realidade de uma forma nova”, disse, desejando que haja o discernimento “dos caminhos que se abrem diante de nós, sobre as decisões a serem tomadas. Que em memória de Jesus Cristo, nós continuemos caminhando juntos e sempre unidos”, exortou.

Na parte final da missa, Dom Odilo ouviu mensagens de agradecimento dos bispos, padres, leigos e religiosos, e foi presentado com seu brasão esculpido em madeira. O Cardeal pediu que todos sigam rezando por ele e pelo clero. “Todos unidos na oração, na Palavra e na Eucaristia, continuemos nesta nossa Igreja em São Paulo tão rica em expressões de vida eclesial, tão abençoada por Deus, mas ainda com tantos desafios de vida e de missão a realizar”, finalizou.

                          

Obrigado, Dom Odilo!

“10 anos de seu incansável e fiel pastoreio nessa imensa Arquidiocese e com uma constante solicitação sobre nós presbíteros, para que estejamos sempre motivados e esperançosos para a missão de testemunhar e anunciar Jesus Cristo a todas as pessoas e espaços dessa grande cidade. Esse deve ser o nosso compromisso pastoral”.

Cônego José Miguel de Oliveira, em nome de todo Clero da   arquidiocese

 

“Agradecemos de coração o seu coração missionário pastoral, Dom Odilo, que acompanha a vida religiosa com suas frequentes cartas e convites, que nos fazem sentir próximos e participarmos mais da vida da Igreja, sendo sempre essa Igreja em saída. Agradecemos seu espírito. É Paulo que o impulsiona sempre. Nós percebemos sua atenção constante para dar respostas à sociedade, seja pelos meios de comunicação, seja em situações mais diversas que sua missão requer”.

Irmã Helena Corazza, paulina, em nome dos consagrados, religiosos e religiosas

 

“Nós aqui nesta cidade nos sentimos acolhidos por esta Arquidiocese, por tua presença, Dom Odilo! Em tantas famílias, em tantas casas, que fazem parte desse imenso lugar. Essa é nossa Arquidiocese, na qual Dom Odilo faz-se presente com todos os seus bispos, seus sacerdotes, pastorais, com todos os missionários, religiosos, e chega àqueles que mais precisam, que são nossos irmãos e nossas irmãs mais sofridos. E assim, a gente sente essa presença, sente esse coração de pastor, que vem trazendo sinais, com inúmeras ações na nossa Arquidiocese”.

Marilda Lima, do Centro social nossa senhora do bom parto, em nome dos leigos

 

Leia no site do jornal O SÃO PAULO as mensagens de felicitações a Dom Odilo escritas pelos bispos auxiliares e por outros bispos que trabalharam com o Cardeal Scherer: www.osaopaulo.org.br/noticias/especiais

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.