VATICANO

Sínodo para a Amazônia

Documento final do Sínodo é presentado aos padres sinodais

Por Redação, com Vatican News
25 de outubro de 2019

O texto que contem o resultado dos trabalhos do sínodo da Amazônia será votado no sábado

Durante a 15ª Congregação Geral do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, realizada na tarde desta sexta-feira, 25, no Vaticano, com a presença do Papa Francisco, foi apresentado o texto do documento final dos trabalhos sinodais.

O texto, apresentado pelo Relator-geral do Sínodo, Cardeal Cláudio Hummes, foi elaborado por uma comissão de redação e reúne os frutos dos pronunciamentos apresentados durante os trabalhos e as numerosas emendas elaboradas pelos círculos menores, a partir da primeira versão, apresentada na segunda-feira, 21.

A manhã do sábado, 26, será reservada a releitura individual do texto pelos padres sinodais. À tarde, durante a 16ª Congregação Geral, acontecerá a votação de cada parte do documento ao qual não cabem mais emendas.

Esse documento não tem um caráter deliberativo, pois o Sínodo dos Bispos é um organismo consultivo do Papa. O texto contém as conclusões das reflexões e trabalhos realizados pelos padres sinodais desde o dia 6.

Após aprovado pela Sìnodo, o documento final será entregue ao Papa Francisco, para que ele possa discernir e decidir quais encaminhamentos dará a Igreja, podendo, inclusive, escrever uma exortação pós-sinodal sobre o tema.

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.