SÃO PAULO

DEFICIÊNCIA

Descrever para anunciar o amor de Deus a toda criatura

Por JENNIFFER SILVA
19 de setembro de 2019

A inclusão de pessoas com deficiência nos meios de comunicação é a resposta para os ensinamentos de Jesus Cristo

A primeira transmissão com audiodescrição da televisão brasileira ocorreu ao vivo, durante a Missa da Acessibilidade, realizada no Santuário Nacional de Aparecida, em 22 de setembro de 2013, transmitida pela Rede Aparecida de Comunicação. 


Toda a programação da emissora tem o recurso de acessibilidade comunicacional, ou, closed caption, desenvolvido por meio do reconhecimento de voz – um “legendista” repete o que está sendo dito pelo comunicador e um sistema de voz faz a transcrição. Após a finalização e checagem, o material é enviado para o sistema closed caption, e, finalmente, é transmitido nos televisores.


Já a audiodescrição na televisão traz uma narrativa extremamente descritiva de elementos visuais e sonoros (cenários, figurinos, expressões faciais, movimentação de personagens), inseridos nos intervalos de falas.

ACOLHER 


Flávia Machado, mestra em TV Digital pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), desde 2011, coordena o setor de acessibilidade da Rede Aparecida de Comunicação. Ela falou ao O SÃO PAULO que a inclusão de pessoas com deficiência nos meios de comunicação é a resposta para os ensinamentos de Jesus Cristo: “Ele era a pessoa da inclusão, trazia todo mundo para dentro e dava dignidade. A acessibilidade é promover esse diálogo, ampliar o acesso à informação e à acolhida, respeitando as características que as outras pessoas têm”.


No Brasil, um cronograma específico determinou que até 2017 todas as emissoras oferecessem a legenda oculta ao longo da programação, e que até 2020 todas tenham audiodescrição por 20 horas semanais. (JS)

 

COMO ATIVAR ESTES RECURSOS?


O closed caption é acionado pela tecla CC presente nos controles remotos dos aparelhos televisivos e dos conversores digitais.
A audiodescrição é ativada ao alterar o canal de áudio do aparelho televisivo ou do conversor digital. Pode ser feita por meio da tecla SAP ou MTS (variando a marca do aparelho de TV). Em alguns modelos de TV ou de conversores digitais esta mudança é feita no menu de configuração de áudio. (JS)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.