NACIONAL

50 anos de Graças

Criado, no Jaraguá, o Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt

Por Nayá Fernandes
26 de junho de 2019

Templo localizado na zona Noroeste de São Paulo completa 50 anos em 2019

Na tarde do domingo, 2, em missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, foi elevada à condição de Santuário Arquidiocesano a capela dedicada à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, no bairro do Jaraguá, na zona Noroeste de São Paulo. O templo completa 50 anos em 2019 e recebe fiéis de todo o Brasil e de outros países.
Tendo surgido a partir de uma inspiração do Padre José Kentenich – fundador da Obra Apostólica de Schoenstatt – e pelo trabalho incansável dos primeiros padres palotinos que se decidiram pelo carisma do Padre Kentenich, o Santuário acolhe famílias, mães, jovens, idosos e crianças e ajuda a manter obras sociais na região.
No fim da missa, concelebrada por Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia e por vários padres do Instituto de Schoenstatt e outros sacerdotes convidados, houve a leitura do decreto de instituição do Santuário e a coroação da imagem de Nossa Senhora, momento acompanhado com devoção e emoção por todos os fiéis.

Somos todos peregrinos
Na homilia, o Cardeal falou sobre o jubileu de ouro do agora Santuário Arquidiocesano ‘Sião – Jaraguá’ da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vez Admirável de Schoenstatt. “Um jubileu é sempre tempo de alegria e de graças especiais. Deus certamente reservou para este tempo graças especiais para muitos que aqui procuram conforto, luz, aconchego, junto da mãe de Cristo e da mãe da Igreja, nossa mãe”, disse Dom Odilo. 
Sobre a Solenidade da Ascensão de Jesus ao céu, celebrada no dia 2, o Cardeal disse que Jesus prometeu o Espírito Santo como dom para a Igreja. “A Igreja é conduzida pelo Espírito Santo. Ele é nosso mestre. Jesus, em sua carne humana e glorificada, leva consigo a todos nós e está a esperar a todos, pois somos chamados a participar da glória de Deus. Que Deus nos dê a compreensão desta grande promessa. Que Ele nos dê a compreensão da herança da vida eterna, daquilo que Deus prometeu para todos.” 

O que é um santuário?
“Estamos aos pés do Santuário. E o que são os santuários? São lugares em que vamos matar nossa saudade. Isso porque nós peregrinamos. A vida é uma peregrinação. Somos peregrinos neste mundo. Que este Santuário, que hoje vamos erigir oficialmente, seja um lugar para ouvir a Deus e acolher, sempre de novo, as aspirações do Espírito Santo, nosso companheiro de viagem”, disse Dom Odilo durante a homilia, em missa que reuniu grande número de fiéis dos diversos grupos ligados ao Santuário.
Padre José Fernando Bonini, Reitor do Santuário, afirmou que “o jubileu de ouro do Santuário é um tempo especial de graças para nós, porque aqui experimentamos a unidade dos corações no coração do Pai”.

Jovens solidários
Geovanna Sousa, 18, participa há três anos da distribuição de kits durante a noite de Natal para pessoas em situação de rua no centro da Capital Paulista. Cerca de 60 pessoas se dividem em quatro grupos para distribuir panetones e refrigerantes na madrugada de cada dia 25 de dezembro. 
Segundo Leonardo Leite, 20, um dos organizadores do “Natal Solidário”, a ação chegará à sua 14ª edição em 2019 e cerca de 2 mil kits são preparados. “Em julho ou agosto, começamos as atividades para arrecadar as doações e, quando sobra algum kit, levamos aos abrigos ou lares de idosos da região”, contou Leonardo, que faz parte da Juventude Masculina (Jumas) há 12 anos.
“Participamos da ceia de Natal com nossos familiares e à 1h nos reunimos em frente à igreja para irmos juntos, de ônibus, para o centro de São Paulo”, disse Geovanna, que é membro da Juventude Feminina (Jufem). O grupo se reúne semanalmente para rezar e aprofundar temas referentes à espiritualidade cristã entre os jovens. 

Um lar para nossos filhos
Ligados ao Santuário estão também três casas de acolhida para crianças e jovens de até 18 anos. 


O Centro Educacional Catarina 
Kentenich é uma creche que atende diariamente mais de cem crianças, em período integral, das 7h às 17h, até 4 anos de idade. Busca ser um apoio para famílias da comunidade local que não têm com quem deixar seus filhos para poder trabalhar.
Já o Centro para Crianças e Adolescentes Catarina Kentenich é um espaço de convívio e trabalho socioeducativo que atualmente atende mais de 120 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos no contraturno escolar, em regime de gratuidade total.
O Serviço de Acolhimento Institucional Catarina Kentenich é formado por duas residências que oferecem acolhimento para crianças e adolescentes de até 18 anos em situação de risco pessoal e social (situação de rua, abandono, vítimas de violência, dissolução familiar). Cada projeto acolhe aproximadamente 15 crianças e adolescentes em regime de 24 horas. 
Lilian Cristina da Silva, 31, é coordenadora do abrigo há cerca de um ano e meio e foi com algumas crianças que ali vivem para a celebração realizada no último domingo.

Mãe, Rainha e Vencedora

No Santuário de Schoenstatt, Maria Santíssima é mãe porque foi dada como mãe por Jesus agonizante na cruz, com as palavras memoráveis: “Eis aí a tua Mãe”. Ela é rainha porque está acima de todas as criaturas, por sua dignidade de Mãe de Deus. É a Rainha porque é a Mãe de Cristo, o Rei do Universo. Ela é Vencedora pelo poder que Deus lhe concedeu, de vencer e triunfar em todas as batalhas. É a vencedora em nós e por nós, em todos os nossos problemas, nas lutas e dificuldades.

50 anos de Graças

O livro, “Cor Unum in Corde Patris - 50 Anos de Graças”, de Sérgio Lambert, começou a ser pensado há cerca de três anos e reconta, por meio de textos, testemunhos e fotografias, a história dos 50 anos do templo. “Tudo começou em 31 de maio de 1969, após a chegada dos Padres de Schoenstatt à região. No dia 15 de junho, começaram a ser celebradas diariamente as missas no Santuário”, descreve o livro, que conta, capítulo a capítulo, a história da construção do templo, bem como dos Padres do Instituto de Schoenstatt no Jaraguá. 
O livro está à venda na Secretaria do Santuário e toda a renda líquida de sua comercialização será destinada às obras do local.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.