INTERNACIONAL

COVID-19

Coronavírus: Diocese de Roma terá dia de oração e jejum pela Itália e pelo mundo

Por Fernando Geronazzo
12 de março de 2020

No dia 11 de março, cristãos romanos são chamados e se unirem em oração e solidariedade pelas vítimas do COVID-19

Cardeal Angelo De Donatis, Vigário Geral para a Diocese de Roma

O Vigário Geral do Papa Francisco para a Diocese de Roma, Cardeal Angelo De Donatis, convocou os católicos romanos para um dia de jejum e oração em 11 de março, pela situação da cidade e do todo mundo com o crescimento dos casos de contágio do coronavírus.

Por meio de uma carta enviada nesta sexta-feira, 6, a todo o povo da Diocese de Roma, o Cardeal afirmou que, durante o retiro quaresmal da Cúria Romana, realizado desde o último domingo, 1º, em Ariccia, ao sul de Roma, ele ouviu “o forte grito da nossa cidade, da Itália e do mundo, neste momento particular que estamos vivendo”.

Itália é o país europeu com a maior incidência de casos de COVID-19, 3.858 infectados e 148 mortes confirmadas.

“É uma situação a qual não estamos habituados, que nos preocupa, mas sobretudo agora somos chamados a viver com a força da fé, a certeza da esperança, a alegria da caridade”, escreveu o Vigário Geral.

INFUNDIR A ESPERANÇA

O Cardeal motivou o povo a redescobrir o essencial da fé por meio da escuta da Palavra de Deus e ajudando as comunidades a lerem esses tempos com os olhos de Deus. “Estes são dias para infundir a esperança, transmitir a confiança e colocar-se de joelhos para interceder pelo mundo”, afirmou De Donatis.

“Sentimos essa força em particular quando estamos cientes de nossas fraquezas, fragilidades, da perplexidade que sentimos diante do inesperado e do desconhecido”, continuou o Cardeal, recordando as palavras de Jesus: “Pedis e vos será dado, procurai e achareis, batei e vos será aberta” (Mt 7,7).

“Peço a todos os cristãos em Roma que ofereçam um dia de oração e jejum, quarta-feira, 11 de março de 2020, para invocar a ajuda de Deus para a nossa cidade, para a Itália e para o mundo”, convidou o Vigário Geral, que, nessa data, presidirá missa no Santuário do Divino Amor.

“Oramos por aqueles que estão infectados e por aqueles que cuidam deles; e para nossas comunidades, para que possam ser testemunhas de fé e esperança neste momento”, reiterou o purpurado.

SOLIDARIEDADE

O Cardeal pediu, ainda, que, além de realizarem o jejum nessa data, os fiéis façam ofertas às instituições e pessoas que estão “gastando-se com generosidade e sacrifício no cuidado dos doentes”. Essas doações serão arrecadas pelo Centro de Pastoral da Saúde do Vicariato de Roma.

LEIA TAMBÉM

Vaticano toma medidas para enfrentar coronavírus

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.