NACIONAL

57º ASSEMBLEIA DA CNBB

‘Como a Igreja no Brasil se coloca diante deste novo momento da realidade brasileira?”

Por Redação com CNBB
02 de mai de 2019

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) tem como objetivo apresentar e promover a pastoral das dioceses, paróquias e realidades eclesiais. Trata-se de um documento que ajuda a direcionar as atividades pastorais das dioceses e movimentos eclesiais em todo o Brasil.

Durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, que acontece de 1º a 10 de maio, em Aparecida (SP). As DGAE serão atualizadas para o período de 2019 a 2022. Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luiz (MA), coordena os trabalhos da Comissão Especial para a atualização da DGAE e concedeu uma entrevista à Rádio 9 de Julho, que pode ser escutada no link http://www.radio9dejulho.com.br/noticia/objetivo-atualizar-diretrizes-gerais-da-acao-evangelizadora-da-igreja-no-brasil.

“O trabalho da comissão é recolher e traduzir o que a Igreja está vivendo. Inspirados pelos Atos dos Apóstolos, nas primeiras comunidades cristãs e na importância da Palavra de Deus. As Diretrizes acentuam muito a importância da espiritualidade e do serviço aos irmãos”, afirmou Dom Belisário.

 

O Documento

O texto das DGAE já começou a ser preparado por etapas, incluindo uma consulta aos bispos em suas dioceses. O documento será dividido em quatro partes:

1º capítulo: Aprofunda os rumos da Igreja no mundo urbano atual;

2º capítulo: Destaca o olhar dos discípulos missionários;

3º capítulo: Retoma a inspiração das primeiras comunidades cristãs;

4º capítulo: Traz indicadores para a atuação da Igreja nos grandes centros urbanos.

 

A Comissão Especial já está reunida para a elaboração do texto das diretrizes, que será apresentado nos primeiros encontros da Assembleia. A atualização teve início ainda na 56ª AG quando os bispos apontaram as primeiras sugestões. O texto abordará a questão da Comunidade Eclesial Missionária, sustentada por quatro eixos: Palavra, Pão, Caridade e Missão.

“O texto reforça que vivemos uma cultura urbana, com predominância no país das grandes cidades. Fundamentalmente, a nossa pergunta é: como a nossa Igreja no Brasil agora se coloca diante deste novo momento da realidade brasileira?”, disse ainda Belisário da Silva.

 

Presidência da CNBB

A 57ª AG da CNBB será eletiva, ou seja, durante a Assembleia será eleita a nova presidência da CNBB para o próximo quadriênio. A presidência da CNBB é composta do presidente, vice-presidente e secretário-geral. A assembleia também elegerá 12 presidentes das comissões episcopais pastorais e o delegado e o suplente junto ao Conselho Episcopal Latino Americano (Celam).

Tags: 
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.