NACIONAL

É MENTIRA!

Cloroquina e hidroxicloroquina NÃO previnem do novo coronavírus

Por Redação
13 de abril de 2020

Diariamente, O SÃO PAULO publica notícia que alerta sobre fake news relacionadas à atual pandemia

 

Ministério da Saúde

Circula pelas redes sociais a notícia de que o governo norte-americano anunciou que 40 infectados com o novo coronavírus e receberam hidroxicloroquina associada com azitromicina e foram curados. A notícia diz, ainda, que o Brasil receberia uma quantidade do medicamento que já havia sendo testada no País.

De acordo com o Ministério da Saúde, porém, essa é mais uma Fake News, ou seja,  noticia falsa, relacionada à pandemia que está circulando pelas redes sociais.

POR QUE?

O Ministério da Saúde informa que a cloroquina e hidroxicloroquina são medicamentos indicados para uso de curto prazo, apenas em pacientes graves hospitalizados devido ao novo coronavírus, assim não dever administrados como forma de se precaver da COVID-19, doença causada pelo vírus.

A cloroquina e hidroxicloroquina têm sido usadas para complementar todos os outros suportes no tratamento do paciente no Brasil, como assistência ventilatória e medicações para os sintomas, como febre e mal-estar.

O Ministério da Saúde orienta para cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir o coronavírus.

COMBATE ÀS NOTÍCIAS FALSAS

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou serviço para esclarecer dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.

(Com informações de Ministério da Saúde)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.