NACIONAL

CARITAS

Caritas Arquidiocesana de São Paulo realiza a Campanha Transporte Solidário

Por Daniel Gomes
22 de agosto de 2019

Meta de arrecadar bilhetes de transporte público que serão destinados aos refugiados para que cheguem aos locais dos cursos

Anualmente, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP), por meio do Centro de Referência para Refugiados, atende 6,5 mil pessoas, de mais de 70 nacionalidades. Desse total, 2,3 mil são de atendidos pela primeira vez, recém-chegados a São Paulo.


Por meio do Programa de Integração, a CASP disponibiliza à pessoa em situação de refúgio, gratuitamente, cursos de Português, profissionalizantes, de preparação de currículo e de entrevista para o trabalho, feitos em parceria com universidades, ONGs, empresas do setor privado, entre outros. Um dos problemas, porém, é a locomoção dos refugiados para os locais dos cursos.


“A grande maioria destes espaços está na região central da cidade, mas, por sua vez, os refugiados em sua maioria, moram em nossas periferias. Muitos até iniciam o curso, mas acabam desistindo pelo caminho, por falta de recursos. A Caritas busca sempre, por meio de convênios e parcerias, garantir essas passagens, mas nem sempre são suficientes”, contou ao O SÃO PAULO o Padre Marcelo Maróstica, Diretor da CASP.


Por conta disso, a CASP lançou recentemente a Campanha Transporte Solidário, com a meta de arrecadar bilhetes de transporte público que serão destinados aos refugiados para que cheguem aos locais dos cursos. Os passes de Metrô podem ser doados na sede da Caritas (rua José Bonifácio, 107, próximo à estação Sé do Metrô). Também é possível entregá-los nas paróquias e pedir aos padres que encaminhem para o núcleo da Caritas em cada região episcopal. (DG)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.