SÃO PAULO

Conheça os novos padres

Cardeal Scherer ordena quatro padres para a Arquidiocese

Por Cleide Barbosa (ESPECIAL PARA O SÃO PAULO)
11 de dezembro de 2019

Diáconos seminaristas receberam a ordenação presbiteral pela imposição das mãos de Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo metropolitano

No sábado, 7, em solene celebração eucarística, na Catedral da Sé, diáconos seminaristas receberam a ordenação presbiteral pela imposição das mãos de Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo metropolitano. A Arquidiocese de São Paulo possui quatro novos padres! 
A Santa Missa foi concelebrada pelos bispos auxiliares da Arquidiocese de São Paulo e dezenas de padres, e contou com a participação de familiares e fiéis que, em algum momento, acompanharam a trajetória vocacional dos neossacerdotes: Carlos André Romualdo, Francisco Ferreira da Silva, Hernane Santos Módena e Luiz Carlos Ferreira Tose Filho.   
O rito de ordenação presbiteral teve início logo após a Liturgia da Palavra, com a apresentação dos candidatos, quando o Padre Cícero Alves de França, Reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor, deu testemunho de que eles foram considerados dignos do Ministério Presbiteral.
Em seguida, Dom Odilo proferiu a homilia da celebração, seguida dos demais ritos próprios do sacramento da Ordem, a saber: manifestação dos propósitos dos eleitos (vide box ao lado), imposição das mãos, prece de ordenação, a paramentação com a estola e a casula, unção das mãos e entrega da patena e do cálice. 

HONRA E RESPONSABILIDADE
Na homilia, Dom Odilo disse que as grandes responsabilidades necessitam de preparação. Por isso, a longa jornada de estudo e formação, de no mínimo oito anos, antes de os candidatos ao presbiterado serem apresentados para a ordenação. Contudo, o Arcebispo disse que essa preparação deve continuar ao longo de toda a vida do sacerdote, de modo que possa aprofundar sua capacidade e sua sintonia com o povo de Deus, “para estarem dispostos e disponíveis para realizar bem seu ministério”. Assumir o sacerdócio é uma “grande graça, um grande dom que Deus dá”. Assim, “exercer o sacerdócio em nome de Cristo é uma honra e uma responsabilidade”, frisou.  
 O Arcebispo recordou que os sacerdotes são chamados a configurar seu ministério ao de Cristo, sendo fiéis ao anúncio da Palavra, à missão santificadora do povo de Deus e à missão pastoral, como o Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas. Dom Odilo ainda pediu que Nossa Senhora interceda pelos religiosos, vocacionados e todo o povo santo de Deus, e que os novos padres sejam “exemplos de oração e santidade para o seu povo”. 

EMOÇÃO
“A felicidade de um filho é a nossa felicidade”, disse Leila Pacheco Tose, mãe do ordenando Luiz Carlos Ferreira Tose Filho, na Catedral da Sé, em meio às lágrimas de uma alegria incontida. 
Para Ana Carolina Romualdo, irmã de Carlos André Romualdo, o momento da ordenação foi vivido com muita gratidão a Deus e em memória saudosa do pai, Cicero Romualdo, falecido há um ano.  
As preces das comunidades por onde os novos presbíteros passaram continuarão a acompanhá-los, pela amizade construída e pelo amor com que se dedicavam à sua vocação. Com esse espírito, Laura Lúcia de Farias participou da celebração, vinda da Comunidade São José, da Paróquia Natividade do Senhor, na Região Episcopal Santana, na qual o então diácono Francisco Ferreira da Silva serviu por dois anos.  Também marcou presença na ordenação do amigo Hernane Santos Módena um numeroso grupo vindo de Poços de Caldas (MG).

SERVOS DO SENHOR
Ao fim da celebração, o Padre Hernane Santos Módena, em nome dos novos sacerdotes, manifestou gratidão à Igreja em São Paulo e ao Cardeal Scherer, pela preocupação e o esforço por fazê-los bem formados, a Dom José Roberto Fortes Palau, bispo referencial para a Pastoral Vocacional, à família, amigos seminaristas e formadores do Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição. 
Impelidos pelo exemplo da Santíssima Virgem Maria, os novos padres reafirmaram seu compromisso de estar totalmente disponíveis para servir o Reino de Deus.  
No fim da missa, foram anunciadas as regiões onde os neossacerdotes desempenharão seu ministério. Os quatro padres agora se apresentarão aos bispos auxiliares das regiões episcopais designadas (veja box na página 12) a fim de assumir seus primeiros encargos pastorais. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.