INTERNACIONAL

Nicarágua

Cardeal pede orações para estabelecimento da paz no País

Por Fontes: ACI Digital/ O Globo
26 de junho de 2019

Que a paz na Nicarágua seja fruto da justiça e plenamente estabelecida depois da lei de anistia aprovada no País em 8 de junho

Em vídeo, na segunda-feira, 24, o Arcebispo de Manágua, Cardeal Leopoldo Brenes, pediu mais orações para que a paz na Nicarágua seja fruto da justiça e plenamente estabelecida depois da lei de anistia aprovada no País em 8 de junho.


“Juntos rezemos para que na Nicarágua a paz seja fruto da justiça, que a reconstrução da confiança esteja cimentada em acordos duradouros e respeitados, com base na verdade dos fatos, na reparação e na reinserção das vítimas e de suas famílias”, disse o Cardeal.


A Assembleia Nacional do País, dominada pela Frente Sandinista de Libertação Nacional, aprovou a lei de anistia que permitiu a libertação de um grupo de presos políticos. Entretanto, a lei vem sendo criticada, pois deixará impunes os paramilitares responsáveis por crimes e prisões arbitrárias que vêm ocorrendo desde abril de 2018, quando começaram os protestos contra o regime. Computam-se cerca de 300 mortes e 2 mil pessoas feridas nas manifestações.


Além disso, cerca de 85 pessoas ainda estão presas. Os 600 prisioneiros que foram libertos após a edição da lei de anistia ainda não obtiveram a certeza de liberdade definitiva, pois seus julgamentos não foram anulados e arquivados, o que os impede de voltar ao trabalho e aos estudos.  


Diante da situação do País, em 21 de junho, os Estados Unidos e o Canadá impuseram mais sanções contra membros do governo do presidente Daniel Ortega. A vice-presidente e esposa do presidente, Rosario Murillo, e o assessor presidencial, Nestor Moncada Lau, tiveram seus bens congelados. 


“É evidente que há um grande mal-estar dos Estados Unidos e do Canadá por causa do rumo das coisas no País e o pouco cumprimento de Ortega ao acordado no diálogo, especialmente a libertação dos presos de consciência”, declarou o ex-chanceler e ex-embaixador nicaraguense em Washington, Francisco Aguirre Sacasa.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.