INTERNACIONAL

ARGENTINA

Bispos lançam campanha contra legalização do aborto

Por ARGENTINA
14 de fevereiro de 2020

Segundo o documento, a campanha terá o seu ápice no Dia Internacional da Mulher

Os bispos da Argentina lançaram, no dia 5, a campanha “Sim à mulher, sim à vida”. Trata-se de uma iniciativa de conscientização da população do país contra a intenção do atual governo argentino de legalizar o aborto. 
Uma carta aberta foi publicada pela conferência episcopal, atualmente presidida por Dom Oscar V. Ojea, Bispo de San Isidro. Segundo o documento, a campanha terá o seu ápice no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, quando os bispos devem concelebrar uma missa “pela proteção da vida humana desde a concepção até a morte natural”.
Em dezembro do ano passado, o presidente Alberto Fernández declarou que pretendia levar adiante um novo projeto de lei, dizendo que o tema é uma crise de saúde pública. Em 2018, um projeto muito parecido foi rejeitado no Senado após tramitar pela sétima vez no Parlamento. Em teoria, outro parecido só pode ser apresentado na próxima legislatura.
No fim de janeiro, Fernández visitou o Papa Francisco e, segundo comunicado do Vaticano, os dois conversaram sobre o tema da defesa da vida.
O presidente anterior, Mauricio Macri, demonstrou posições dúbias sobre a interrupção da gravidez, ao incentivar, por vezes, uma flexibilização das regras atuais, que permitem o aborto somente em casos de estupro, ameaças à vida da mãe ou à sua “saúde social”, e por outras, ao dizer que a prática deve se restringir aos casos previstos em lei.
Desta vez, os bispos da Argentina estão adotando uma posição pública mais crítica, contrária a qualquer projeto que vise a permitir o aborto no país. Em ocasiões anteriores, eles delegaram a grupos de fiéis leigos a mobilização contra a lei. Agora, procuram passar a mensagem de que a luta pela defesa da vida inclui tanto a vida do bebê quanto a da mulher.


Fontes: Conferência Episcopal Argentina e Crux
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.