INTERNACIONAL

CHILE

Bispos emitem mensagem de apoio à população em momento de crise política

Por Filipe Domingues
17 de março de 2020

Um clima de forte crise social e polarização dominou o país no fim de 2019

Reprodução da Internet

A conferência episcopal do Chile enviou mensagem no sábado, 14, unindo-se às preocupações da população do país que em breve deve votar em um plebiscito sobre possíveis mudanças na Constituição. Marcado para 26 de abril, trata-se de uma resposta do governo do presidente Sebastián Piñera à onda de protestos observada no ano passado.

Cerca de 14 milhões de chilenos irão às urnas. A Constituição atual tem raízes no período militar e, para muitos, já não se identifica com a realidade atual do país.

Um clima de forte crise social e polarização dominou o país no fim de 2019. Conforme a mensagem dos bispos, entre as críticas estavam a má distribuição de renda no país, as condições precárias de trabalho, os salários-mínimos e pensões, além da necessidade do acesso à saúde, o papel das mulheres na sociedade e a proteção dos grupos mais vulneráveis.

Os bispos dizem que compartilham “o razoável desconforto das pessoas sobre o papel das autoridades, legisladores e líderes políticos e sociais diante dessas tragédias”. Eles cobram um ritmo mais acelerado para as reformas estruturais. “O Chile demanda um diálogo frutífero no contexto de uma amizade civil”, afirmam.

Fonte: Agência Fides

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.