VATICANO

Papa Emérito

Bento XVI comemora 93 anos e reza pelas vítimas da pandemia

Por Fernando Geronazzo
17 de abril de 2020

Papa emérito festejou seu aniversário de forma reservada no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano

Nesta quinta-feira, 16, o Papa emérito Bento XVI completa 93 anos de idade. Ele comemorou seu aniversário natalício no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde vive desde sua renúncia ao pontificado, em 2013.

Devido à pandemia de COVID-19, as comemorações da data aconteceram sem visitas, conforme explicou ao Vatican News o Prefeito da Casa Pontifícia e secretário pessoal do Papa Emérito, Dom Georg Gänswein.

DIA DE ORAÇÕES

Bento XVI celebrou a missa na capela do mosteiro, mais solene do que habitualmente, e prosseguiu o dia com momentos de oração e a cantos típicos da Baviera, no sul da Alemanhã, sua terra natal.

O secretário informou, ainda, que o Pontífice emérito recebeu numerosos telefonemas de felicitações, em especial do seu irmão Georg Ratzinger. Também foram muitas as mensagens recebidas por e-mail.

Dom Georg também destacou que Bento XVI tem sido constantemente informado sobre os desdobramentos da pandemia e reza diariamente pelos doentes e por aqueles que sofrem por causa do vírus.

“Ficou também particularmente impressionado com os muitos sacerdotes, médicos e enfermeiros mortos, em particular no norte da Itália, na realização do próprio serviço de assistência aos doentes do coronavírus”, disse o secretário, concluindo que Bento XVI “participa desta dor”, acompanha “com preocupação”, mas “não se deixa roubar a esperança”.

PRESENTE

O Papa emérito recebeu de presente um exemplar da sua biografia escrita pelo jornalista alemão Peter Seewald, que será publicada na Alemanha no próximo dia 4 de maio. O autor pretendia entregar a obra pessoalmente o Santo Padre, porém, a pandemia impossibilitou sua visita.

Intitulada “Bento XVI – uma vida”, a biografia será publicada pela casa editora Droemer Knaur. O autor publicou vários livros-entrevista com o Papa emérito, entre os quais os best sellers “Luz do mundo” e “Últimas conversações”.

(Com informações de Vatican News)

LEIA TAMBÉM: 

Conheça algumas obras sobre o pensamento de Bento XVI

 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.