NACIONAL

É MENTIRA!

Beber água a cada 15 minutos NÃO evita contaminação de coronavírus

Por Redação
20 de abril de 2020

Diariamente, O SÃO PAULO publica notícia que alerta sobre fake news relacionadas à atual pandemia

Reprodução

Uma mensagem compartilhada nas redes sociais, relata a orientação de um suposto médico infectologista de que, beber água a cada 15 minutos, previne o contágio de COVID-19, tanto quando lavar as mãos e fazer uso do álcool em gel fator 70%.

De acordo com o informe, molhar a garganta com este distanciamento de tempo, faz com que em caso de contaminação, o vírus vá direto para o estomago onde, teoricamente, nenhum vírus e bactéria é capaz de sobreviver. Já se a garganta estiver seca, o vírus passará pelo esôfago e chagará aos pulmões, causando complicações no quadro clínico, podendo levar ao óbito.

POR QUE?

A mensagem é finalizada com o pedido de compartilhamento para o maior número possível de pessoas, característica comum em fake news.

Além disso, o Ministério da Saúde reitera que nenhuma substância, medicação ou vacinação capaz de previvir a contaminação de coronavírus foi desenvolvida até o momento.

COMBATE ÀS NOTÍCIAS FALSAS

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou serviço para esclarecer dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.

(Com informações de Ministério da Saúde)

 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.