SÃO PAULO

Região Santana

Assembleia provincial dos Padres e Irmãos Paulinos

Por Padre Salvador Armas
19 de julho de 2019

O encontro aconteceu nas dependências da Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM), na Vila Mariana (SP)
 

Em 8 e 9 de julho, os Padres e Irmãos Paulinos da Província do Brasil realizaram a sua Assembleia Provincial em vista do XV Capítulo Provincial Programático. O encontro aconteceu nas dependências da Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM), na Vila Mariana (SP).


Em um clima de oração, comunhão e fraternidade, o Padre Claudiano Avelino dos Santos, Superior provincial nomeado, lembrou como o bem-aventurado Padre Tiago Alberione, fundador da Família Paulina, exprimia a sua confiança em Deus na decisão de empenhar todas as forças e meios para cumprir a missão. 


Por sua vez, o Superior-Geral, Padre Valdir de Castro, animou os Paulinos a viverem a sinodalidade, para “caminhar juntos como comunidade iluminada pelo Espírito Santo”. Destacou que este caminho de unidade e comunhão deve ser intensificado com o pontificado de Francisco, considerando o seu convite a falar com “coragem e parrésia, isto é, aliando liberdade, verdade e caridade”, visto que “só o diálogo nos pode fazer crescer”. 


Dom Sergio de Deus Borges, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, tendo por base as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), destacou que, diante dos desafios da sociedade midiática, “só uma alma contemplativa é capaz de evangelizar”. Assim, os Paulinos, como homens de comunicação e de relações, são chamados a “ensinar o discernimento diante das mídias” e, guiados pelo Espírito, a “promover a cultura do encontro”. Após as conferências, os Paulinos refletiram sobre os desafios de sua vida e missão, considerando projetos a médio e longo prazo.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.