NACIONAL

É MENTIRA!

Alimentos alcalinos não evitam coronavírus

Por Redação
16 de abril de 2020

Diariamente, O SÃO PAULO publica notícia que alerta sobre fake news relacionadas à atual pandemia

Reprodução

De acordo com uma mensagem circulada nas redes sociais, uma forma de inibir o contágio do coronavírus, é com o consumo de alimentos alcalinos, ou seja, que contém poucos açucares. A informação se baseia na suposição de que o PH apresentado pelo vírus varia de 5,5 a 8,5 (PH é a escala que especifica o quanto uma solução é dissolvida na água).

Na orientação, uma forma fácil e eficaz de impedir a contaminação, é ingerindo alimentos com PH acima do que contém o coronavírus. Como exemplo, a mensagem cita as frutas: limão, manga, abacaxi, laranja e tangerina, além de alho e abacate.

POR QUE?

Mesmo com as pesquisas que estão sendo realizadas, o Ministério da Saúde, reitera que até o momento não foram desenvolvidos nenhum medicamento, substância, vitamina, vacina ou alimento especifico capazes de prevenir o COVID-19.

A pasta insisti que a forma mais preventiva, até então, é o cuidado com a higienização, etiqueta respiratória e distanciamento social.

Outro aspecto que revela a insustentabilidade do conteúdo, é o de que a imagem apresenta uma média equivocada para o PH dos insumos citados.

COMBATE ÀS NOTÍCIAS FALSAS

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou serviço para esclarecer dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.

(Com informações de Ministério da Saúde)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.