INTERNACIONAL

França

A túnica de Cristo exposta para veneração

Por Filipe David
30 de março de 2017

A tunica de Cristo, exposta para veneração, atraiu 200 mil peregrinos no ano de 2016

C.BADET-CIRIC

No ano passado, a Basilique de Argenteuil expôs para veneração dos fiéis a túnica de Cristo, atraindo mais de 200 mil peregrinos. Neste ano, a túnica não será desdobrada e exposta como em 2016 (tradicionalmente a túnica é desdobrada e exposta apenas duas vezes por século), mas permanecerá num relicário, onde poderá ser venerada pelos fiéis.

A Basílica organiza uma série de atividades para preparar a entrada na Semana Santa, como a via-sacra, confissões contínuas, missa presidida pelo arcebispo de Sens-Auxerre, adoração ao Santíssimo Sacramento, pregação e uma grande procissão acompanhada do Terço da divina misericórdia, terminando com as vésperas.

A túnica de Cristo, segundo conta a tradição, permaneceu com cristãos orientais que a veneravam profundamente até o século IX, quando foi oferecida de presente a Carlos Magno pela   imperatriz   de Constantinopla.

Ela permaneceu durante séculos sob os cuidados do monastério de Argenteuil, onde foi escondida – devido às invasões   vikings   –   e reencontrada tempos depois. Hoje, ela permanece na Basílica Saint Denys d’Argenteuil, ao norte de Paris.

Fonte: Famille Chrétienne

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.