Pós-Graduação na PUC-SP: consolidada, abrangente e pioneira
Formar profissionais qualificados para a educação superior e para uma atuação profissional cada vez mais exigente e competitiva é uma das finalidades dos cursos de pós-graduação stricto sensu da PUC-SP, que estão com inscrições abertas até o dia 27/10.
Ao todo, a Universidade possui 29 Programas de Estudos Pós-Graduados, em diversas áreas de conhecimento, com três possíveis níveis de formação. Para o primeiro semestre de 2018, há vagas em 23 cursos de mestrado acadêmico, 03 cursos de mestrado profissional e 17 cursos de doutorado.
Qualidade de ensino, incentivo à pesquisa, corpo docente capacitado, são alguns dos diferenciais dos cursos oferecidos na PUC-SP, explica o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Marcio Alves da Fonseca:
Os professores dos cursos de pós-graduação da PUC-SP se destacam não só por seu trabalho dentro da Universidade, mas também são reconhecidos internacionalmente, por seu empenho em pesquisas e produções que vão muito além das salas de aula.
Como exemplo, recentemente, em maio deste ano, o professor Cassiano Terra Rodrigues, docente do Pós em Filosofia, recebeu o Prêmio Newton da Costa, em sessão plenária da Sociedade Brasileira de Lógica. O docente conquistou a premiação por seu artigo “Squaring the unkown” ou “Enquadrando o desconhecido”, sobre a história da lógica. “Foi muito gratificante, surpreendente, não imaginava que ia ganhar. É uma pesquisa que venho fazendo há muito tempo, desde o meu mestrado, há 20 anos, então ganhar um prêmio com projeção internacional e nacional é muito bom. O professor Cassiano foi o primeiro docente da PUC-SP a conquistar a premiação, que homenageia Newton da Costa, considerado o maior filósofo brasileiro vivo. “Esse prêmio não é só para mim, a Universidade também ganha com isso e o meu desejo é que esse reconhecimento sirva também para projetar o nome da PUC-SP para uma esfera de relações acadêmicas que a gente nem imagina”, ressalta o docente, que pretende finalizar uma nova versão do trabalho em inglês até o início do ano que vem para ser publicada, segundo os organizadores do prêmio, no South American Journal of Logic.
O reconhecimento do corpo docente e dos alunos da PUC-SP também é constatado na mais importante premiação literária do país. Neste ano, figuram entre os finalistas da 59ª edição do Prêmio Jabuti três docentes, um ex-aluno do Pós em Comunicação e Semiótica, além da Editora da Universidade (Educ). A categoria “Comunicação” indica a professora Lucia Santaella (Pós em Comunicação e Semiótica e Tidd), com a obra Temas e dilemas do pós-digital: a voz da política (Paulus Editora); e o ex-aluno do Pós em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Adriano Messias, com o livro Todos os Monstros da Terra. Bestiários do Cinema e da Literatura (EDUC / FAPESP); na categoria "Educação e Pedagogia" são indicados a própria Educ e o professor Alípio Casali (Pós em Educação: Currículo), com a obra Diversidade na Educação -Implicações Curriculares, publicada em parceria com Suely Dulce de Castilho; e na categoria "Psicologia, Psicanálise e Comportamento" é indicada a profa. Miriam Debieux Rosa (que até recentemente atuou no Pós em Psicologia: Psicologia Social), com a obra A Clínica Psicanalítica em Face da Dimensão Sociopolítica do Sofrimento (Editora Escuta).
Os vencedores de cada categoria serão anunciados durante a cerimônia de premiação, marcada para o dia 30/11, no Auditório Ibirapuera. Para outras informações sobre o Prêmio Jabuti, acesse www.premiojabuti.com.br.
Processo Seletivo
Todas as informações necessárias para participar do processo seletivo dos cursos de pós-graduação stricto sensu da PUC-SP constam no edital de cada Programa disponíveis no site www.pucsp.br/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/processo-seletivo-1o-semestre-2018.
Para obter alguma outra informação, escreva para a Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação da PUC-SP (alunospos@pucsp.br ) ou ligue (11 3670-8526).