Saúde

Planejamento e organização: o segredo para o sucesso na dieta

Quem nunca apelou para um fast food, pois chegou em casa cansado demais para preparar a própria comida? Ou teve que recorrer ao delivery porque não tinha nada interessante na geladeira? Para não ficar preso a esse tipo de rotina e fazer com que a dieta saia do papel, é fundamental um bom planejamento, organização da rotina e disciplina.
Faça listas e programe suas compras: Em pelo menos um dia na semana, reserve um espaço na agenda para planejar as refeições dos próximos sete dias. Defina o que vai comer em casa e o que vai preparar para levar de lanche. Faça uma lista com os alimentos que serão necessários e vá às compras. No mercado, tente se restringir à sua lista e procure não ir com fome, pois isso aumenta as chances de se comprarem itens que não estavam no planejamento.
Otimize o tempo cozinhando e congelando porções: Carnes, arroz, feijão e vegetais podem ser preparados em um único dia e congelados em porções menores, para serem consumidos em uma semana. Se não tiver tempo ou não gostar de cozinhar, uma alternativa é comprar a comida saudável já congelada. 
Organize seus lanches no dia anterior: Se sua rotina alimentar inclui lanches intermediários, organize-os no dia anterior para não correr o risco de esquecer. Para também facilitar a composição do lanche, tenha sempre em mãos frutas que são fáceis de transportar e de consumir, como maçã, pera, banana, uvas sem semente. Barras de cereais ou proteínas, castanhas e sementes também são de fácil transporte, não dependem de refrigeração, podendo ficar acomodadas na sua bolsa ou gaveta do escritório. 
Separe uma garrafa para o consumo de água: É muito comum se esquecer de beber água ou não se hidratar o suficiente. Para facilitar a ingestão, tenha em mãos uma garrafa maior e deixe-a à sua vista. Isso ajuda a lembrar de beber água e de recarregar a garrafa quando estiver vazia.
Se algo der errado, não desista: Os deslizes podem acontecer, mas isso não significa que você falhou nem que deva compensar tudo no dia seguinte. A frequência das suas boas escolhas será fundamental para os resultados. Caso cometa um deslize qualquer, apenas volte o mais rápido possível à sua rotina alimentar adequada. Motive-se, focando nos objetivos que desenhou e nos benefícios que terá quando os alcançar.  
 

LEIA TAMBÉMAtestado, declaração e retorno médico

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.