Liturgia e Vida

Não tenham medo

No Evangelho de hoje, por três vezes, o Senhor nos diz: “Não tenham medo”.

Não tenham medo dos homens que querem impedir que a Palavra seja anunciada. Nada ficará encoberto. Tudo será revelado. De uma forma ou de outra, ela será proclamada e conhecida. Por isso, anunciem publicamente e com clareza o que deve ser anunciado. Proclamem sobre os telhados a verdade de Deus. Nada ficará escondido.

Não tenham medo daqueles que podem nos matar. O medo da morte não deve impedir o anúncio de Jesus Cristo e de sua verdade. Nunca nos matam bem. Sempre acabamos ressuscitando. Temos diante dos olhos o Cristo sofrido, morto e ressuscitado. Assim, também ilumina o nosso olhar o corajoso testemunho de vida de muitos dos nossos irmãos e irmãs. O sangue dos mártires continua sendo semente de cristãos.

Não tenhamos medo, porque valemos muito aos olhos do Pai e nada nos acontece sem que Ele o permita. Valemos mais do que muitos pardais. Não tenhamos medo, portanto, de nos declarar a favor de Jesus Cristo e de seu Evangelho. Ele também vai se declarar em nosso favor diante de seu Pai.

Não tenhamos medo de arriscar um passo novo rumo ao desconhecido. Nossas mãos estão seguras nas mãos de Deus.

Vejam o exemplo que nos dá o profeta Jeremias. Ele foi incompreendido e perseguido. Sua pregação incomodava muita gente, que o vigiava para o pegar em alguma falta. Queriam pegá-lo para se vingar dele. Sua vida não foi fácil e ele chegou a pensar em desistir. Deus, porém, estava com ele. O profeta tinha tanta confiança em Deus que, ao pedir amparo e proteção, já cantava a ação de graças, sabendo que Deus o atenderia.

O salmista, por sua vez, eleva a Deus uma prece, pedindo uma resposta de amor e salvação. Afinal, foi por causa do Senhor que ele sofreu insultos. Seus próprios familiares o rejeitaram pelo zelo e pelo amor que tinha por tudo o que era de Deus. No entanto, convida os humildes a se alegrarem e a buscarem sempre o Senhor, porque Ele atende as preces dos pobres e não despreza o clamor dos cativos.

Jesus não é um concorrente do demônio, que foi quem introduziu o pecado e a morte no mundo. Jesus é Deus e Salvador da humanidade. Enquanto o pecado é negação e ausência, a graça é afirmação e presença. Ela preenche o vazio do pecado, que sendo “vazio” nada pode contra a graça que é plenitude de vida. Deus não luta com o demônio para perder. Se as forças da morte, muitas vezes, parecem nos abater, nós não desanimamos nem temos medo, porque o amor é mais forte do que a morte. Portanto, não tenham medo de nada!

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.