Saúde

Uso inadequado de produtos na dermatite pode dificultar o tratamento

A dermatite de contato é uma reação inflamatória na pele, decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia. Pode aparecer logo na primeira vez em que entramos em contato com o agente ou após algum tempo de contato.

 A dermatite pode ser alérgica ou irritativa. A alérgica aparece após repetidas exposições a um produto ou substância. Ela depende de ações do sistema de defesa do organismo, e por esse motivo pode demorar para se manifestar. Geralmente quando se manifesta no primeiro contato é de causa irritativa.

As mãos são um local comum da dermatite de contato, sendo que vá- rios agentes podem ser os causadores, como produtos de limpeza, cosméticos (cremes e loções hidratantes). Elas são frequentemente afetadas em atividades profissionais, como cabeleireiros, auxiliares de limpeza e pedreiros. Outras causas comuns de dermatite são sabonetes, detergentes, perfumes, bijuterias ou até mesmo plantas.

 Algumas ocupações que envolvem exposição a substâncias químicas podem desencadear dermatite de contato. A dermatite se manifesta com erupções, bolhas, descamações, erupções cutâneas que se parecem com acne, escurecimento da pele, fissuras, urticária, vermelhidão ou úlceras. Pode apresentar também coceira ou inchaço. Evitar o agente irritante ou alérgeno deve permitir que a erupção desapareça de duas a quatro semanas. Cremes ou medicamentos com corticoides podem ajudar a reduzir a inflamação, diminuindo a coceira.

É importante procurar um médico para realizar o diagnóstico e não realizar tratamentos indicados por leigos. As lesões podem piorar e deixar cicatrizes

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.