Sínodo Arquidiocesano

Ação de graças pelo 1º sínodo arquidiocesano de São Paulo

As regiões episcopais e os vicariatos ambientais para a Educação e a Universidade, do Povo da Rua e da Comunicação, até meados de novembro, já terão suas assembleias sinodais concluídas e celebradas, e encaminharão, à Secretaria Geral do sínodo arquidiocesano, todo o material recolhido e trabalhado no primeiro ano (2018, nas paróquias) e no segundo ano do sínodo (2019, nas regiões episcopais e vicariatos ambientais), junto com suas propostas, indicando “caminhos” de comunhão e conversão eclesial, em vista da renovação missionária e pastoral da Igreja em São Paulo, para evangelizar, com ardor, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos de Jesus Cristo, em comunidades de viva fé e missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude nesta imensa cidade de São Paulo.

Os frutos destes dois anos de caminho sinodal da Arquidiocese de São Paulo serão entregues à assembleia sinodal arquidiocesana, na sua 1ª sessão, em 14 de março de 2020, e constituirão o seu “instrumento de trabalho-base”, a fim de que as propostas/indicações recolhidas sejam estudadas, refletidas e complementadas e se tornem “caminhos” concretos e viáveis para a vida e a missão da Igreja em São Paulo.

Este momento de conclusão das assembleias sinodais nas regiões e vicariatos é de grande “ação de graças” pelo “caminho” percorrido até então.

Só temos a agradecer a Deus que, pela ação do seu Santo Espírito, vem envolvendo, cada vez mais, as comunidades, paróquias, regiões, vicariatos e todos os âmbitos eclesiais no caminho do primeiro sínodo arquidiocesano e, assim, despertando a consciência e o propósito de que a Igreja em São Paulo precisa se “lançar a águas mais profundas” e evangelizar, com renovado ardor missionário, todas as realidades que constituem o mosaico complexo da cidade.

Por isso que a celebração de ação de graças da 4ª sessão da assembleia sinodal nas regiões e vicariatos tem como centro a “oração de Jesus ao Pai, pelos discípulos e pela Igreja” (cf. Jo 17,11-23), na qual Ele roga ao Pai que nos conceda o dom da perseverança na fé e da unidade e sejamos firmes na missão que Ele mesmo nos confiou.

No clima celebrativo de ação de graças pela conclusão do segundo ano do primeiro sínodo arquidiocesano, também nos comprometemos a realizar “juntos” o “caminho de comunhão, conversão pessoal e eclesial e renovação pastoral missionária” em toda a Arquidiocese de São Paulo, pois é o que o “Espírito nos pede” neste tempo de mudança de época.

Nesse sentido, trazemos à luz as palavras do Papa Francisco, no 1º Congresso Internacional das Grandes Cidades (27/11/2014): “A nossa pastoral tem de ser evangelizadora, audaz e sem temores de anunciar a Boa-Nova de Cristo, consciente da pluralidade cultural e religiosa existente nas grandes cidades. Temos necessidade de uma mudança de mentalidade. Devemos trabalhar para não ter vergonha e resistir, anunciando Jesus Cristo: é preciso procurar um modo diferente, sermos ousados em evangelizar. Ir às periferias existenciais sem medo!”

Assim, começamos a nos preparar, mais intensamente, para celebrar a assembleia do primeiro sínodo arquidiocesano de São Paulo, em 2020.

LEIA TAMBÉM: A sinodalidade na vida e na missão da Igreja

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.