Você Pergunta

‘Qual a história de Nossa Senhora da Boa Morte?’

Quem pergunta é a Maria Aparecida da Silva, de Itaquaquecetuba (SP). Maria Aparecida, esse título será mais bem compreendido se considerarmos que a Igreja nos ensina que Nossa Senhora foi elevada ao Céu por Jesus quando ela terminou seus dias neste mundo. Veja que história bonita: os discípulos de Jesus cuidaram muito bem de Nossa Senhora. Ela morou com o discípulo João, pois Jesus lhe pediu que cuidasse dela, mas ninguém sabe como aconteceu a Assunção. Será que Nossa Senhora morreu e ressuscitou? Será que Nossa Senhora dormiu e acordou no Céu? Em Jerusalém, há uma Igreja dedicada à dormição de Nossa Senhora.

O que parece claro é que dormindo e acordando no Céu, morrendo e sendo ressuscitada por Jesus, com certeza, Nossa Senhora teve uma boa morte, pois não poderia ter sofrido, já que foi concebida sem pecado e foi fiel ao sim que deu a Deus.

É com essa certeza que surgiu o título de Nossa Senhora da Boa Morte. Ela é venerada pela Igreja Católica Apostólica Romana, pelas Igrejas Ortodoxas Orientais e por parte do Anglicanismo.

A Igreja desde a Idade Média contempla o quarto mistério glorioso, afirmando a Assunção de Nossa Senhora. O Papa Pio XII decretou em 1950 a Assunção como verdade de nossa fé. Então, dessa forma se explica esse título bonito, muito difundido em Portugal e trazido para o Brasil, de Nossa Senhora da Boa Morte.

Que a Mãe de Jesus, levada ao Céu quando terminou seus dias no mundo, ajude-nos a viver de total modo que, terminado os nossos dias, sejamos acolhidos por seu Filho. Fique com Deus, minha irmã.

LEIA TAMBÉM: Quais os critérios para ser diácono permanente?

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.