Você Pergunta

Celebração sem o sacerdote vale como missa?

“Dizem que o bom católico precisa participar da missa todos os domingos. A liturgia da Palavra, celebrada por alguém que não é sacerdote, vale como missa?”

Quem pergunta é a Maria das Dores, de Socorro (SP). Onde não há sacerdote, muitas vezes, Maria das Dores, o ministro da Palavra preside uma celebração. Essa celebração, porém, não é missa e nunca será. Portanto, não pode ter o valor da missa.

É comum nos lugares em que o sacerdote vai poucas vezes que o povo acabe pensando que a celebração da Palavra é missa. Eu mesmo já ouvi tantas vezes as pessoas dizendo que aquela freira, aquele diácono, aquele seminarista ou aquele ministro da Palavra celebram uma missa muito bonita. Não! Repito: não é missa nem tem o valor de missa.

Nossos padres, em alguns lugares, desdobram-se para visitar as comunidades e celebrar a Eucaristia. Mas nem sempre é possível. Aí entra, então, o trabalho do ministro.

Penso também, Maria das Dores, que a Eucaristia é um direito do povo de Deus. E padre algum pode se negar a celebrar a missa para o povo de Deus. Estando ele na paróquia, na comunidade, estando ele com saúde, não pode deixar o povo sem missa, colocando o ministro no seu lugar.

Isso faz a gente pensar o quanto é importante o trabalho vocacional. A Igreja precisa, urgentemente, de padres, de muitos padres. Por isso, orar pelas vocações, promover encontros vocacionais com os jovens, apoiar os seminaristas no seu tempo de formação, adotar seminaristas como padrinhos de oração, tudo isso favorece o aumento das vocações. Famílias cristãs, movimentos, associações e pastorais devem empenhar-se em ajudar os jovens a refletir sobre sua vocação, a discernir se Deus o chama para o sacerdócio.

Quando vejo ministros fazendo a celebração da Palavra em comunidades, eu dou graças a Deus por eles, mas, ao mesmo tempo, eu me lembro de Jesus dizendo: “A messe é grande, mas os operários são poucos. Peçam ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe”.

Espero ter sido bem claro na resposta. Nenhuma celebração de ministros tem o valor da missa. Mas o que fazer onde não há padres?

Melhor ter alguém que reflita com o povo a Palavra de Deus do que não ter nada que ajude o povo a crescer na fé. Um abraço, minha irmã.

LEIA TAMBEM: É correto venerarmos Maria e nos consagrarmos a ela?

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.