Saúde

O autismo não tem cura, mas o diagnóstico precoce faz toda a diferença

Autismo é um transtorno grave do desenvolvimento, que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida. Os sintomas mais comuns incluem dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.

As crianças com autismo normalmente têm dificuldade em brincar de faz de conta, de interagir com outras crianças, fazer amigos, de comunicar-se de forma verbal e não verbal, de repetir palavras ou trechos memorizados, de participar de jogos. A criança autista pode, também, não responder ao contato visual e sorrisos, preferir ficar sozinha, não se assustar com sons altos, achar ruídos normais dolorosos (por exemplo, cobrindo os ouvidos com as mãos), evitar   o contato físico, preferir brincadeiras solitárias ou movimentos corporais repetitivos.

É importante fazer o acompanhamento médico de rotina nos primeiros anos de vida para que o profissional de saúde possa observar alterações como: não responder com sorriso ou expressão de felicidade aos 6 meses, não imitar sons ou expressões faciais aos 9 meses, não balbuciar aos 12 meses de idade, não dizer nenhuma palavra aos 16 meses, não dizer frases completas aos 24 meses, perder habilidades sociais e de comunicação em qualquer idade.

O autismo não tem cura, mas o diagnóstico precoce, as terapias comportamentais, educacionais e familiares podem mitigar os sintomas, além de oferecer um pilar de apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem. Não deixe de valorizar a consulta de rotina. Ela é tão importante quanto uma consulta motivada por sintomas.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.