Liturgia e Vida

Recebei o Espírito Santo

PENTECOSTES - 04 de junho de 2017

 

Jesus tinha prometido enviar o Espírito Santo e Ele o fez no dia mesmo da sua ressurreição. Ouvimos na proclamação do Evangelho (Jo 20,19-23) que, “ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana”, Jesus se colocou no meio dos discípulos que estavam juntos, desejou-lhes a paz, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo”. Da boca de Jesus saiu um sopro, um vento, saiu o Espírito Santo. Assim como Jesus é a Palavra que sai da boca do Pai, também o Espírito é o vento que sai da boca de Jesus. Na língua grega a palavra espírito, “pneuma”, significa vento; por isso, em português, falamos de pneu, pneumático, pneumonia, dispneia, palavras que têm a ver com o vento, o sopro, o ar, a respiração.

No mesmo Evangelho de São João está escrito que “quem nasce do Espírito é espírito” e “o Espírito sopra onde quer” (Jo 3,6.8), ou seja, “quem nasce do Vento é vento e o vento sopra onde quer”. O vento é livre e não pode ser aprisionado por nada e por ninguém. Assim, também o cristão, libertado pelo Espírito de todas as amarras no dia do Batismo, sopra sobre o mundo com a força do mesmo Espírito para renovar

a face da terra. Os discípulos de Jesus são no mundo uma ventania que ninguém pode deter e aprisionar. São os adoradores do Pai em espírito, livres das estruturas do templo de Jerusalém e do monte Garizim. (cf. Jo 4, 20-24). Jesus sopra sobre os discípulos e lhes dá o Espírito para que introduzam no mundo o perdão. No mundo não existe o perdão e, no entanto, é o perdão que permite ao mundo continuar existindo. Sem a aproximação dos corações, ninguém consegue sobreviver (cf. Mt 3,24). O Espírito Santo nos perdoa e nos ensina a perdoar. Nós perdoamos e ensinamos os outros que o perdão faz bem.

Na primeira leitura (At 2,1-11), o Espírito Santo se manifestou sobre os discípulos reunidos em Jerusalém no dia em que os judeus celebravam a grande Festa das Semanas, chamada de “Shavuot”. Manifestou-se num vento forte e em línguas de fogo que pairaram sobre suas cabeças. Saíram eles para fora do lugar onde se encontravam e com as línguas falaram e com o fogo iluminaram e aqueceram. Todos entendiam o que diziam, porque eles estavam cheios do Amor que é o Espírito Santo.

Mais tarde, o Apóstolo São Paulo dirá aos coríntios (1Cor 12, 3-13) que todos nós fomos batizados num mesmo Espírito para formarmos um só corpo, que é a Igreja. Dirá, também, que cada um recebe o Espírito para o bem de todos. Por isso, entre nós há muitos dons e muitos ministérios dados pelo mesmo Espírito para a vida do mundo.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.