Você Pergunta

Como são escolhidos os temas da Campanha da Fraternidade?

Gostei da pergunta, Maria do Carmo! Começo a respondê-la lembrando-a que a Campanha da Fraternidade é um jeito muito bonito que a Igreja no Brasil descobriu para nos ajudar a viver o tempo da Quaresma, aqueles 40 dias em que nos preparamos para a Páscoa do Senhor, que é a festa mais importante do calendário cristão.

Na Páscoa, vivenciamos uma experiência linda de Jesus ressuscitado, e a Quaresma nos prepara para a Páscoa. E como a Igreja propõe essa preparação para os cristãos de todo o mundo? Por três meios: a oração, a penitência e o amor fraterno. Na oração, entramos em comunhão profunda com Deus. Com a penitência, exercitamos nossa vontade a querer só o que Deus quer. E, com o amor fraterno, nós nos reconhecemos irmãos e vamos ao encontro de Deus presente nos pequenos e pobres.

A Igreja no Brasil quis ajudar-nos a viver melhor ainda a Quaresma, canalizando a nossa oração, a nossa penitência e o nosso amor fraterno para a transformação da realidade triste das parcelas do povo que carregam no corpo marcas que revelam sofrimento, discriminação, dor e clamor de justiça.

Você, Maria, deve se lembrar de muitos temas da Campanha da Fraternidade, não é mesmo? A violência, o desemprego, a situação da família, a falta de saúde, de educação, o menor abandonado, a justiça e a paz, e muitos outros temas foram contemplados pela Campanha.

Neste ano, nossa oração e reflexão, nossa penitência, nossa renúncia a algum bem legítimo e nosso amor serão dirigidos a políticas públicas. Participar da Campanha da Fraternidade se torna, então, um grande gesto de inclusão e de comunhão da Igreja, que tornará muito mais forte a experiência com o Cristo ressuscitado. É isso aí, Maria do Carmo. Deus abençoe você e sua família!

 

LEIA TAMBÉM: ‘Jesus subiu à montanha para rezar’ (Lc 6,12)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.