Saúde

Sol e amamentação a livre contra a icterícia neonatal

Icterícia neonatal é quando o bebê fica com a pele e as mucosas amareladas. Isso acontece quando o fígado do recém-nascido ainda está imaturo e não é capaz de processar a bilirrubina que se acumula no sangue. Costuma aparecer entre o segundo e o terceiro dia de vida e dura em média dez dias, com exceção nos que nascem prematuros, que podem apresentar formas mais intensas e prolongadas. Quando a icterícia surge depois desse período, geralmente está associada a uma doença e precisa ser investigada.

O diagnóstico é feito por meio de exame clínico da pele e da esclera ocular e, em alguns casos, com exames de sangue.

A pele começa a ficar amarela primeiro no rosto e nos olhos, depois no resto do corpo, e desaparece em sentido contrário. Quando a icterícia é leve, banho de sol (com duração de cinco minutos no início da manhã e no final da tarde) pode resolver.

Amamentar com frequência ao ar livre também ajuda a excretar a bilirrubina pelas fezes. Se o médico considerar que a icterícia não vai desaparecer espontaneamente, existe a possibilidade da fototerapia, o popular banho de luz, realizado no hospital. Normalmente, são prescritos um ou dois dias de fototerapia. Porém, o tempo dependerá do quão acentuada está a icterícia. Não é necessário entrar em pânico, mas é importante ficar atenta, pois o acúmulo de bilirrubina pode impregnar o sistema nervoso central e causar encefalopatia. Siga as orientações do hospital e leve seu bebê para consulta de três a sete dias após o nascimento.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.