Você Pergunta

Por que batizar crianças sem o uso da razão?

O Sérgio, do bairro da Casa Verde, quer saber por que devemos batizar criancinhas, se elas ainda não têm idade nem autonomia para decidir qual religião seguir.

Sérgio, você usa o mesmo argumento de muitos evangélicos e pentecostais para negar o Batismo das crianças. E eu digo a você que não faltam textos bíblicos que nos mostram o carinho de Jesus pelas crianças e o Batismo de crianças na Igreja primitiva.

Como esquecer, meu irmão, o que Jesus disse quando os discípulos quiseram afastar mães que levavam seus filhos para Ele impor as mãos neles? Jesus foi taxativo: “Deixem que as crianças venham a mim! Não as impeçam, porque o Reino dos céus é de quem se parece com elas”. E, além disso, lembremo-nos das conversões de famílias inteiras na Igreja primitiva. E todos os membros da família eram batizados, crianças, adolescentes, jovens e adultos. O próprio carcereiro de São Paulo, quando viu a manifestação de Deus na prisão, recebeu o Batismo das mãos de Paulo, ele e toda a sua família.

O argumento que você dá na sua pergunta é lógico. As crianças não têm idade para decidir. Mas, assim como seus pais decidem por elas a escola, eles também podem pedir o Batismo para seus filhos, assumindo o compromisso de educá-los na fé. A própria exigência de padrinhos já revela que é preciso garantir a cada criança batizada as condições para ela dar o seu sim à medida que vai crescendo nela a consciência de que é filha de Deus pelo Batismo.

Pense nisso, Sérgio, e vamos batizar logo nossas crianças para que elas cresçam com a graça santificante do Batismo.

 

LEIA TAMBÉM: ‘Com a força do Espírito Santo’ (Lc 4,14)

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.