Cultura

Teresa de Ávila

DICA DE LEITURA

A história da Igreja é marcada pela vida de seus santos. Alguns deles tiveram tanta importância que não é possível entender o rumo da história sem conhecer suas vidas. Santa Teresa de Ávila é um bom exemplo. Ela foi a primeira mulher a ser proclamada doutora da Igreja. Seus livros tornaram-se leitura obrigatória para os estudantes da vida espiritual. A Ordem dos Carmelitas foi completamente transformada por ela, e, até hoje, muitos dos maiores santos são seus filhos espirituais, carmelitas e não carmelitas.

Todo o mundo conhece a história da pequena Teresa e seu irmãozinho que, querendo ver a Deus, decidiram ir ao país dos mouros para morrer como mártires, porém foram encontrados pelo tio às portas da cidade e reconduzidos à casa paterna. Embora tenha perdido um pouco de seu ardor durante a adolescência, a santa logo redescobriu a vida de oração e, aos 20 anos, entrou para a vida religiosa.

Aos 40 anos, Santa Teresa iniciou sua vida mística. Com o tempo, ela pôde finalmente fundar um pequeno carmelo, no qual as práticas ascéticas e o silêncio seriam rigorosamente respeitados. Santa Teresa já recebia dons místicos e suas filhas espirituais lhe pediram que ela as ensinasse a rezar. Foi por isso que ela escreveu “Caminho de perfeição”. No entanto, sua obra mais importante é provavelmente “Castelo interior”, na qual a santa divide a vida espiritual em sete “moradas” dentro de um castelo, que representa a alma humana. 

Quando São Paulo VI a proclamou doutora da Igreja, em 1970, afirmou que a “doutrina de Santa Teresa de Ávila resplandece pelos carismas de verdade, de conformidade com a fé católica, de utilidade para a erudição das almas, e também por outro carisma que podemos sublinhar, o da sabedoria, que nos leva a pensar no aspecto mais atraente e, ao mesmo tempo, mais misterioso do doutorado de Santa Teresa, isto é, no influxo da inspiração divina nesta prodigiosa escritora mística”.

Uma das melhores biografias de Santa Teresa é este livro de Marcelle Auclair, “Teresa de Ávila”. Ele conta de forma apaixonada uma vida repleta de paixão, desde sua infância e adolescência, em que a jovem Teresa mostrava sua forte personalidade, passando por todas as dificuldades e obstáculos que enfrentou para reformar o Carmelo e progredir em sua vida de união íntima com Deus na oração. Esta é provavelmente a melhor leitura para quem deseja conhecer melhor essa grande santa e doutora da Igreja.

 

FICHA TÉCNICA:

Autor: Marcelle Auclair

Páginas: 448

Editora: Quadrante

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.