Você Pergunta

Onde deve ficar o sacrário nas igrejas?

Converso hoje com o José de Araújo, do bairro da Vila Prudente. Ele quer saber qual o lugar correto para a instalação do sacrário dentro de uma igreja. 

José, você já deve ter visto que o sacrário em algumas igrejas está no presbitério e, em outras, numa capela separada. Os dois lugares estão corretos. 

Lembre-se que aquela lampadazinha acesa junto ao sacrário é um recado muito importante para nós, católicos. Ela está dizendo para todos nós que chegamos à igreja, que Jesus ali está verdadeiramente presente no Seu corpo, sangue, alma e divindade.

Quando o sacrário estiver no altarmor, deve ocupar um lugar de honra e ser bem visível, porque se trata de deixar bem claro que ali é um lugar de oração, que Deus está presente. 

Quando numa capela apropriada, o espaço tem de ser bem ornado, porém com simplicidade e que seja silencioso, para que no sacrário, Jesus, o Pão da Vida descido do céu, receba a nossa visita e dali seja levado aos enfermos e aos idosos que não têm como ir à igreja. 

E todos os fiéis devem ser permanentemente exortados a se colocar diante do sacrário em oração. As capelas do Santíssimo de nossas igrejas devem ser oásis de paz para os que querem, por algum tempo, fugir ao barulho e contemplar Deus no silêncio. É isso aí, meu irmão José de Araújo. Quando visitar Jesus sacramentado, lembre-se de mim.
 

LEIA TAMBÉM: ‘As passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados’ (Lc 3,5) 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.