Saúde

No Novembro Azul, nem todos os homens devem fazer o PSA

O PSA é um exame específico da próstata, porém pouco sensível. O que significa isso? O PSA alterado não significa câncer, pois além do câncer, ele pode se alterar por prostatite (inflamação na próstata) e hiperplasia benigna (crescimento da próstata).

A solicitação tem de ser individualizada e não exclui o exame de toque. Quando a próstata aumenta de tamanho por qualquer motivo, pressiona a uretra (canal por onde passa a urina, no interior da próstata), causando dificuldade para urinar.

A cada mil homens que realizam o PSA como rastreio (sem sintomas), 240 aparecem como positivos. Destes, 140 são falsos positivos, mas sendo o resultado positivo, é necessário realizar a biópsia, que apontará cem resultados positivos para câncer. Desses 100, de 20 a 50 terão câncer que nunca vai crescer, espalhar ou se manifestar.

Um homem em mil evita a morte por câncer de próstata. Conclusão: a solicitação do PSA depende dos antecedentes de câncer na família e de sintomas.

Não devemos realizar PSA indiscriminadamente. Passe em uma consulta anual e converse com seu médico. Ele saberá se você terá vantagens ou desvantagens em realizar o tão polêmico PSA.

 

Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (ESF) E-mail: dracassiaregina@gmail.com
 

LEIA TAMBÉM: Olhando para o ninho

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.