Você Pergunta

Toda religião é boa e caminho de salvação?

A Tereza Aparecida, do bairro da Vila Mariana, tem na cabeça uma afirmação muito comum no meio do povo, que diz que toda religião é boa e caminho para a Salvação.

Tereza, todas as religiões indicam uma coisa muito bonita, que é a percepção dos homens de que somente a existência de Deus pode explicar o universo e a diferença fundamental entre as coisas criadas e o homem com sua capacidade de pensar, refletir, agir. Toda religião é uma busca de respostas para perguntas como: de onde vim? Para onde vou? Existe uma razão para eu estar aqui?

Nesse sentido, é preciso reconhecer que todas as religiões são boas por mostrarem que a inquietação sobre a existência de Deus está presente no coração do homem. Historicamente, sem respostas para essas perguntas, o homem adorou as forças da natureza, o sol, a lua, os astros, o fogo etc. E o homem criou deuses. Até que o próprio Deus, único e verdadeiro, se manifestou aos homens, com um projeto bonito de comunhão com Ele.

Veja você, então, minha irmã, a diferença fundamental do Cristianismo em relação às demais religiões: enquanto as religiões mais primitivas mostram o homem correndo atrás de Deus, o Cristianismo nos fala de um Deus que veio ao homem e revelou sua vontade e seu amor. Mais do que isso, o Cristianismo nos mostra Deus se fazendo igual a nós em tudo, menos no pecado, e nos oferecendo amor e convidando a estar em comunhão com Ele.

Pense nisso e em tudo o que você aprendeu no catecismo, Tereza. Penso que respondi a sua pergunta.

 

LEIA TAMBÉM: O ‘milagre’ da generosidade

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.