Saúde

A micose é contagiosa?

Micose é uma infecção fúngica altamente contagiosa que pode aparecer na pele de todo o corpo, incluindo o couro cabeludo. É transmitida pelo contato direto com a lesão ou com um objeto infectado. Por exemplo: se alguém com micose entre os dedos, popularmente conhecida como frieira, emprestar um chinelo que usa diariamente, pode transmitir o fungo para outra pessoa. 

Para que ocorra a transmissão, é necessário um contato frequente. Se a pessoa tem micose na mão, um simples cumprimento não transmite a doença. A micose é escamosa, pode ficar vermelha e coçar. Micose no couro cabeludo é comum, podendo causar calvície em certas áreas. 

O tratamento pode ser com medicamento via oral, tópica ou terapia combinada. Muito cuidado com os cremes e pomadas que são usados na pele, pois, em contato com o sol, podem deixar uma mancha escura de difícil tratamento. O fungo gosta de ambiente quente e úmido. Portanto, qualquer parte do corpo com essas características pode desenvolver uma micose. 

Algumas dicas: reveze os sapatos e os coloque ao sol todos os dias, troque diariamente as roupas que ficam em contato com as lesões durante o tratamento, evite usar protetor intimo diário e calça jeans frequentemente, use seu próprio alicate de unha e não compartilhe pertences pessoais. 

Micose é “chata” de se tratar, pois alguns casos necessitam de seis meses de tratamento. O importante é que tem cura. Procure seu médico.

 

Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (ESF) E-mail: dracassiaregina@gmail.com
 
 

LEIA TAMBÉM: Na infância, jogar é coisa séria!

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.