Saúde

No combate às doenças transmissíveis, água e sabão nunca são demais

Em 15 de outubro, foi comemorado o Dia Mundial de Lavar as Mãos. A data, criada em 2008, quando foi celebrado o Ano Internacional do Saneamento, é usada por governos e organizações sanitárias para incentivar a lavagem das mãos e viabilizar que isso faça parte do cotidiano de todos.

Para a prevenção de doenças como herpes, gripe e outras viroses, água e sabão nunca são demais. Lavar as mãos é ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostrou que 41% das mortes de recém-nascidos podem ser evitadas pelo simples ato de higienizar as mãos. O ideal é fazê-lo com água e sabão, porque somente a água não é suficiente para eliminar vírus e bactérias. 

A recomendação é sempre lavar as mãos antes e após o preparo de alimentos; antes de comer; antes e após tratar de qualquer machucado, principalmente em crianças; antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes; e sempre depois de usar o banheiro.

Uma pesquisa feita pelo Ibope, em 2010, mostrou que 80% das pessoas no Brasil têm o hábito de lavar as mãos. No entanto, ao serem perguntadas se elas acreditam que as outras realmente fazem isso, a resposta mostrou que, de cada três pessoas, uma lava as mãos. Em relação à pergunta sobre ensinar essa prática às crianças, somente duas em cada dez pessoas responderam que fazem isso.

Fontes: Ministério da Saúde e Pastoral da Criança
 

LEIA TAMBÉM: O desenvolvimento do câncer de mama é lento e silencioso

 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.