Você Pergunta

O que devemos fazer para alcançar a santidade?

A Cristina Silva, do bairro da Casa Verde, entende que a santidade é a vocação de todos nós. Mas ela pergunta o que fazer para ser santo.

Minha irmã, a santidade é nossa vocação mesmo. E eu acho muito bonito o conselho que Jesus nos dá: “Sede santos como vosso Pai celeste é santo”. Jesus está falando conosco como muita gente fala quando compara um recém-nascido com o pai: “Nossa! É a cara do Pai!” Pois é, Cristina. Jesus quer que nós, como Ele, sejamos a cara de nosso Pai que está no céu.

Ser santos, portanto, é lembrar sempre que, no Batismo, tornamosnos filhos de Deus. Ser santo é viver o nosso Batismo, a nossa condição de filhos de Deus até as últimas consequências. Erradamente, muitos nos apresentam os santos da Igreja como se fossem “extraterrestres”. Veja as imagens que a devoção popular fez deles: a postura, o semblante, não parecem ser homens e mulheres deste mundo. No entanto, todos eles foram homens e mulheres totalmente deste mundo e totalmente de Deus.

Para ser santos precisamos escrever a lei de Deus no nosso coração e fazer dela regra de vida. Precisamos amar a Deus de coração e ao próximo como a nós mesmos. Precisamos viver os sacramentos da Igreja, nos quais experimentamos constantemente a presença e a ternura de Deus em nossa vida. Em suma, Cristina, devemos experimentar Jesus em nossa vida, amá-Lo, ouvi-Lo e testemunhá-Lo. É missão difícil? Parece. Mas nos acompanha nessa tarefa a graça de Deus.

Então, minha querida irmã, mãos à obra. Testemunhemos ao mundo a alegria de ser discípulos de Jesus.

 

LEIA TAMBÉM: Ver, escutar, analisar, discernir e propor...

 

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.