Saúde

O mês de agosto vai acabar, mas o incentivo à amamentação deve continuar

Não sou muito adepta a rotular os meses para realizar exames ou consultas, mas fazer uma campanha para incentivar a amamentação me pareceu genial, porque amamentar não é tão lindo e fácil como parece. Amamentar cansa, desgasta e dói. Mas por que tudo isso acontece? Por que durante a gestação o foco é na barriga e depois do parto o foco é no bebê.

A mãe fica em segundo plano. As mamas então... coitadas! Ninguém lembra de cuidar de quem vai passar horas e horas nutrindo o bebê. Nas visitas à maternidade ganham-se roupas, sapatinhos, mantas, mas ninguém leva concha de amamentação, almofada de amamentação, muito menos pomada de lanolina para hidratar os seios. E as mães que sofreram sabem que esses “apetrechos” são importantes para dar alívio às mamas, e que ajudam muitas mulheres a não desistirem de dar de mamar. 

É certo que a “pega” correta do bebê no seio ajuda, como é certo também que existem mulheres que não precisam de nada disso e amamentam sem problema, que maravilha! Para amamentar, a força de vontade ajuda muito, mas não é suficiente. É preciso compreensão de quem vai estar junto na hora da mamada nem que seja trazendo um copo de água, porque amamentar dá muita sede. 

Amamentar é mais que alimentação, é troca de carinho. É uma conexão entre mãe e bebê, mas não depende exclusivamente dela. Pai, família, amigos, comunidade: todos precisam se engajar para que as mulheres se sintam abraçadas para a realização desse ato de amor. Os hormônios estão à “flor da pele” e muitas mães se sentem impotentes por não conseguirem amamentar. Insegurança é muito comum, entre mães de primeira viagem, por mais orientação e apoio que recebam dos maridos, familiares e amigas que já passaram por isso.

É um momento de muitas dúvidas. Uma coisa muito importante: se você é mãe e não conseguiu amamentar, não se sinta fracassada. Você tentou! Só você sabe o sacrifício, as noites de sono acordada e como você insistiu para que seu filho mamasse.

O importante é o carinho que se transmite ao bebê durante a alimentação e durante a vida. Não se é mais ou menos mãe por não conseguir amamentar seu filho. O mês de agosto vai acabar, mas não esqueçam dos benefícios da amamentação e principalmente de ajudar quem amamenta. Sua ajuda é essencial!

Por fim, cabe ressaltar que os benefícios da amamentação são inúmeros! O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os seis meses de idade. É fácil de ser digerido, provoca menos cólicas no bebê, colabora para a formação de seu sistema imunológico, previne contra a anemia, alergias e outras possíveis doenças futuras, ajudando inclusive no desenvolvimento cognitivo da criança. É um verdadeiro ato de amor! Além disso, os benefícios da amamentação se estendem também às mães, ajudando no desprendimento da placenta, evitando o sangramento excessivo, protege contra o câncer de mama e de ovário, contra doenças cardiovasculares e, como se não bastasse, dando uma sensação, ao final, de bem estar. Mas, acima de tudo, o momento da amamentação fortalece o vínculo entre mãe e filho, e colabora para que a criança se relacione melhor com as outras pessoas. 

 
Dra. Cássia Regina é médica atuante na Estratégia de Saúde da Família (ESF) E-mail: dracassiaregina@gmail.com
 
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.