Você Pergunta

Batizado na Igreja Católica que vira evangélico pode comungar?

Eu converso agora com o Jeferson, que não me disse seu sobrenome. Ele foi batizado na Igreja Católica quando criança, mas faz parte de uma outra “instituição religiosa” e, às vezes, vai à missa. “Posso participar da Eucaristia sem ter feito a primeira comunhão? Tenho 29 anos. Segundo o Direito Canônico posso sim. Vou aguardar a resposta aqui”.

Jeferson, se eu entendi sua pergunta, você, batizado na Igreja Católica, frequenta uma Igreja evangélica, a qual você chama de “outra instituição religiosa”. Você cita o Direito Canônico para afirmar seu direito à primeira comunhão na Igreja Católica.

Meu irmão, me desculpe. Você deve saber muito bem que as Igrejas evangélicas não têm o sacramento da Eucaristia e não creem na presença real de Cristo no pão e no vinho consagrado. Então, meu amigo, se decida. Não é legal ficar com um pé numa canoa e outro noutra. Se desejar viver a fé católica que você recebeu com o sacramento do Batismo, frequente a Igreja Católica, viva a fé católica, participe dos sacramentos da Igreja, viva os sacramentos, e entre em comunhão com Jesus no sacramento da Eucaristia.

Você não vai encontrar em nenhum artigo do Direito Canônico uma justificativa para comungar frequentando outra Igreja que não tem nem crê na Eucaristia.

Decida-se, meu irmão. Quer viver a fé em comunhão com seus irmãos católicos? Seja bem-vindo. Quer viver em outra Igreja cristã, mas não católica, nós lamentamos, mas respeitamos a sua liberdade. O que não é correto é você ficar como borboleta pulando de flor em flor. Deus o ajude a se decidir. Um abraço fraterno.

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.