Opinião

A importância do trabalho

 Arte: Sergio Ricciuto Conte

Celebramos recentemente mais um Dia doArte: Sergio Ricciuto Conte Trabalho, mas as notícias mostram que a taxa de desemprego no Brasil já atingiu 14,2 milhões de  pessoas, uma das consequências mais dramáticas da crise pela qual ainda estamos passando. O desemprego não afeta somente economicamente, mas fere a dignidade humana.

O trabalho é fonte de realização pessoal, como nos lembra São João Paulo II na Laborem exercens (n.9). É um aspecto fundamental da vida por atender às necessidades humanas tanto do ponto de vista material como espi- ritual. Por meio de tarefas concretas, o ser humano se sustenta e expressa seu modo original de realizar valores em um determinado tempo e lugar. É a maneira de a pessoa marcar a realidade, imprimir o seu “eu” nela.

Dessa forma, o trabalho ganha relevância e significado para a pessoa, pois possibilita a descoberta e a integração da própria  personalidade. É menos impor- tante a tarefa em si, mas é fundamental como se trabalha. Viktor Frankl afirma que “o que importa não é, de modo algum, a profissão em que algo se cria, mas antes o modo como se cria; que não depende da profissão concreta como tal, mas sim de nós fazermos valer no trabalho aquilo que em nós há de pessoal e específico, conferindo à nossa existência o seu caráter de algo único, fazendo-a adquirir, assim, pleno sentido” (“Psicoterapia e sentido da vida”, São Paulo: Quadrante, 1989).

A realização que vem do trabalho está vinculada à singularidade do ser. Não são as atividades ou tarefas em si que realizam ou satisfazem, mas o que se afirma por meio e para além delas. Continua Frankl: “Não é um determinado tipo de profissão o que oferece ao homem a possibilidade de atingir a plenitude. Nenhuma profissão faz o homem feliz. A pro- fissão, em si, não é ainda suficiente para tornar o homem insubstituível; o que a profissão faz é simplesmente dar-lhe a oportunidade para vir a sê- lo. Só a partir do momento em que se move para além das fronteiras dos preceitos puramente profissionais, para além do que está regulado pela profissão, só a partir desse momento, é que o médico, por exemplo, começa um trabalho verdadeiramente profissional, que só ele pode levar a cabo completamente” (idem).

O trabalho expressa também a dimensão comunitária do ser humano, ao propiciar a interação ou recriação de recursos para a vida em comum. Diz Hannah Arendt: “Nenhuma vida humana, nem mesmo a vida de um eremita em meio à natureza selvagem, é possível sem um mundo que, direta ou indiretamente, testemunhe a presença de outros seres humanos. Todas as atividades humanas são condicionadas pelo fato de que os homens vivem juntos” (“A condição humana”, São Paulo: Forense, 2007). O trabalho constitui, então, uma possibilidade de desenvolver a personalidade humana e colocar-se a serviço dos outros.                                  

A pessoa deve colocar-se objetiva- mente a serviço dos outros, empenhando-se da melhor maneira possível em sua missão. E o sentido do trabalho está vinculado ao que cada ser humano pode expressar de único e original, ou seja, à sua dimensão subjetiva.                                                                                                                                          

Por fim, o ser humano, “mediante seu trabalho, participa na obra do Cria- dor e, segundo a medida de suas próprias possibilidades, em certo sentido, continua avançando, cada vez mais, na descoberta dos recursos e dos valores encerrados em tudo o que foi criado” (Laborem exercens, n.25).

Oferecer condições para que as pessoas consigam um trabalho digno é uma das tarefas primordiais da nossa sociedade e dos nossos governantes.

As opiniões expressas na seção “Opinião” são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, os posicionamentos editorais do jornal O SÃO PAULO.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.