Cultura

A vida intelectual

A vida intelectual, do Padre A.D. Sertillanges, redigida originalmente em 1920, ainda se mantém atual para os leitores do novo milênio. 

Para aqueles que desejam não apenas um manual prático que permita esboçar orientações de como entrar na vida dos estudos, o livro vai além e oferece um exemplo de vida bem-sucedida no mundo intelectual – a do próprio Padre Sertillanges, que, por meio de dicas preciosas, permite e disponibiliza, para qualquer pessoa que tenha abertura e coragem necessárias, uma nova forma de viver que abrange gradualmente a dimensão intelectual e todos os percalços que essa vida traz consigo

Assim, o espírito de uma vida intelectual está no fato de que se ela transcende a vida prática, deve ser no sentido de propiciar um maior entendimento desta. Suas condições são os valores éticos, como a honestidade intelectual e a sinceridade. Seu método consiste nos exemplos que percorrem toda a escrita do Padre Sertillanges. Esse livro é dedicado a todos aqueles que desejam uma vida plena – em todas as suas potencialidades -, e não há nada mais atual que esse desejo. 

“Você quer fazer a sua parte para ajudar a conservar a sabedoria entre os homens, a recolher o legado dos séculos, a oferecer ao presente as regras do espírito, a descobrir os fatos e as causas, a orientar os olhos inconstantes para a causa primeira e os corações para os fins supremos, a reanimar a chama que declina, a organizar a difusão da verdade e do bem? (...).

O estudo e a prática do que o Padre Gratry chama ‘lógica viva’, isto é, o desenvolvimento de nosso espírito ou verbo humano pelo contato direto ou indireto com o Espírito e o Verbo divino, esse estudo sério e essa prática perseverante lhe farão entrar num santuário admirável. Você será um dos que crescem, vencem e se preparam aos dons magníficos. Você também, um dia, se Deus quiser, terá o seu lugar na assembleia dos espíritos nobres” (Sertillanges).

Imagem: Divulgação

FICHA TÉCNICA:

Autor: Padre A. D. Sertillanges
Páginas: 208
Editora: É Realizações
Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.