Você Pergunta

Vale o Terço rezado sem contemplação dos mistérios?

O Pedro Antônio, de Vitória (ES), diz que pertence ao Terço dos Homens. Quando reza o Terço sozinho, ele tem dificuldade em contemplar os mistérios. “O Terço é válido sem a contemplação, padre?”, pergunta .

Claro que você pode rezar o Terço sem contemplar os mistérios, meu irmão. Mas eu entendo que a oração do Terço fica muito mais completa com a contemplação dos mistérios. E sabe por quê? Porque a gente mergulha fundo na história de nossa salvação. Ao contemplar os mistérios, Maria está conduzindo-o a Jesus. Porque a sua devoção a Maria não o fecha  para Cristo, e você aprende com Maria a fazer tudo o que Jesus mandar. 

A beleza da devoção do santo Rosário consiste mesmo nesse mergulho nos mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos de nossa fé. É uma devoção que é essencialmente bíblica, porque não há mistério contemplado que não esteja presente nos textos bíblicos.

Quer catequese mais bonita do que repassar toda a vida pública de Jesus, todo o ensinamento dele, toda a sua Paixão, Morte e Ressurreição? A reza do Rosário nos permite isso. Então, faça um esforço de decorar esses mistérios. De tanto rezar o Terço, eu já sei todos os mistérios de cor. E me faz bem, quando viajo, quando caminho pela cidade, quando perco o sono à noite, invocar Maria e mergulhar nos mistérios da fé.  Sinto-me acolhido pelo amor maternal de Maria e sinto-me mais próximo de Jesus. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.