Você Pergunta

Ajoelhar-se diante de uma imagem não é adoração?

A Diva, de Campinas (SP), faz uma pergunta séria. Diz ela: “Os católicos dizem que não adoram os santos. Então, por que se ajoelham diante da imagem deles? Isso não é adoração?”

Não, Diva. Não é adoração. É necessidade. Quando eu me ajoelho diante da imagem de um santo é porque eu peço a sua intercessão. Os santos são nossos companheiros. A atitude de suplicar alguma coisa a eles de joelhos traduz a necessidade e não adoração. Quanta gente, no desespero, cai de joelhos diante de outra pessoa falando de suas necessidades? É assim que fazemos com os santos, nossos heróis, nossos companheiros, nossos amigos, nossos advogados. Quando a necessidade é muita, pedimos de joelhos a sua intercessão.

É diferente de quando eu me ajoelho diante do sacrário ou diante da hóstia consagrada. Lá está Jesus, e eu O adoro, sabendo que Ele é tudo e eu nada, Ele é forte e eu sou fraco, Ele é meu Deus, merecedor de minha adoração.

Eu quero lembrar a você que nossas orações aos santos são sempre pedidos de intercessão. A Maria e aos santos, nós podemos falar de nossas necessidades, mas sempre pedindo que eles intercedam por nós junto ao Senhor. Até porque quem concede as graças não são eles. Eles pedem, e Deus atende. 

Você vai verificar isso nas orações das missas em louvor a Nossa Senhora e aos santos. A gente se dirige a Deus e pede o que precisamos pela intercessão de Maria, de um santo ou santa. Fique com Deus, minha irmã. Espero que tenha ficado claro, e que você possa esclarecer outras pessoas sobre isso.

 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.