Saúde

A doença ‘mão-pé-boca’ é mais comum antes dos 5 anos de idade

A doença “mão-pé-boca” é contagiosa e causada por um vírus que normalmente habita o sistema digestivo, e pode provocar estomatites (aftas) e erupções nas mãos e nos pés (por isso o nome da doença). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, em especial antes dos 5 anos de idade.

Ela pode ser transmitida pelo contato direto com a saliva ou muco através de beijo; pela partilha de bebidas ou de alimentos e objetos conta- minados; pelo contato direto com a pele; ou de gotículas transmitidas por via aérea através de tosse ou espirros.

Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante aproximadamente quatro semanas. O período de incubação oscila entre um e sete dias.

Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com os de um resfria- do comum. Quando a sintomatologia típica da doença “mão-pé-boca” se instala, a erupção das lesões na orofaringe é antecedida por um período de febre alta e gânglios inchados, seguido de mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia.

Por causa da dor, surgem dificuldade para engolir e muita salivação. Por isso, é preciso redobrar os cuidados para manter o paciente bem hidratado e recebendo alimentação adequada. Não existe vacina. O tratamento é sintomático com analgésico e anti-inflamatório. Alimentos pastosos, como purês e mingaus, assim como gelatina e sorvete, são mais fáceis de engolir. Bebidas geladas, como sucos naturais, chás e água são indispensáveis para manter a boa hidratação do organismo, uma vez que podem ser ingeridos em pequenos goles. Além disso, é fundamental o repouso e uma boa alimentação.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.