Saúde

Hanseníase: Identificou. Tratou. Curou

Tendo como público prioritário homens na faixa etária entre 20 e 49 anos, o Ministério da Saúde tem realizado a campanha “Hanseníase: Identificou. Tratou. Curou”, para incentivar o diagnóstico precoce da doença e a busca ativa de pessoas infectadas. Também está sendo dada atenção especial ao público idoso, por se tratar de um grupo com alta taxa de detecção de casos novos com grau 2 de incapacidade físicas (incapacidades visíveis) causadas pela hanseníase. 

Em dez anos, a taxa de detecção da doença caiu 42%. Os casos de hanseníase têm sido mais frequentes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. 

A campanha tem o objetivo de alertar a população sobre sinais e sintomas da doença, estimular a procura pelos serviços de saúde e mobilizar profissionais de saúde na busca ativa de casos, favorecendo, assim, o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e a prevenção das incapacidades. 

O alerta é que a população busque os serviços de saúde ao menor sinal da doença, pois a transmissão se dá de uma pessoa doente sem tratamento para outra, por meio das vias aéreas. 

O diagnóstico e o tratamento são ofertados pelo SUS. A hanseníase é uma doença crônica, transmissível e de notificação compulsória. Possui como agente etiológico o Mycobacterium leprae , capaz de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), apesar da baixa patogenicidade (poucos adoecem). Tem predileção pela pele e nervos periféricos, podendo cursar com surtos reacionais intercorrentes, o que lhe confere alto poder de causar incapacidades e deformidades físicas, responsáveis pelo estigma e discriminação às pessoas. 

Outros detalhes da campanha podem ser consultados no portal do Ministério da Saúde.

(Com informações do Ministério da Saúde)
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.