Você Pergunta

Quero ser padre, mas tenho muitas dúvidas. O que fazer?

Roberto Aparecido me diz que tem vontade de ser padre, mas anda cheio de dúvidas quanto ao trabalho, família, namorada etc. Mesmo assim, sente um chamado. “O que faço?”, pergunta ele.

Roberto, meu irmão. Pode ser que o que você sente é apenas “vontade”, mas pode ser também que sua vocação é verdadeira e Deus o esteja chamando para seu serviço. Mas você nunca saberá de fato se não procurar uma ajuda da Pastoral Vocacional, que em São Paulo faz um trabalho admirável.

Trabalho, família, namorada, e tantas outras questões precisam ser respondidas no discernimento vocacional que você vai fazer. O dizer “sim” ao chamado de Deus supõe que você vai, sem deixar de amar sua família, dedicar-se a uma família maior, uma família de famílias, chamada Igreja, chamada Povo de Deus, chamada comunidade. O seu trabalho será na messe do Senhor. Você será ungido para exercer o tríplice ministério de Cristo como sacerdote, mestre e pastor.

Para isso, existe o seminário, uma palavra que significa “sementeira”, porque lá se cultiva a semente da vocação, pelo estudo, pela oração, pela vida em comunidades, pelo serviço pastoral junto ao povo de Deus.  O seminário, portanto, Roberto, é tempo e espaço de amadurecimento espiritual, físico e espiritual, para responder com alegria e disposição ao chamado de Deus.

Sem medo, Roberto, procure a Pastoral Vocacional de sua diocese. Peça ajuda a um sacerdote na busca do discernimento de sua vocação.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.