Você Pergunta

Quando e por que fazer jejum no tempo da Quaresma?

A Beatriz, da Brasilândia, não me disse seu sobrenome. Ela pergunta: “Por que devemos fazer jejum de carne na Quaresma, às segundas, quartas e sextas-feiras?”

Beatriz, vamos esclarecer bem o assunto. Oficialmente, a Igreja nos pede que jejuemos e nos abstenhamos de carne somente em dois dias do ano. Na Quarta-feira de Cinzas, com a qual iniciamos os exercícios quaresmais, ou seja, iniciamos um tempo de preparação para a Páscoa de Jesus e a nos
sa Páscoa. Na Quarta-feira de Cinzas para nos lembrar que a Quaresma é tempo de dominar nossa vontade para querer só o que Deus quer. E na Sexta- -feira Santa para que tomemos consciência de que o noivo da humanidade não está conosco, morreu na cruz. Daí o jejum e a abstinência de carne. Tenhamos em conta, porém, Beatriz, que o jejum e a penitência podem ser feitos em qualquer dia da Quaresma. Eu acho bonito que muitas pessoas façam jejum e se abstenham de carne particularmente nas sextas-feiras da Quaresma. Elas querem, de fato, uma preparação mais profunda da Pás
coa. Fazem sua abstinência e jejum de tantas coisas legítimas para acertar seus passos com os passos do Cristo.

Resta explicar a você a diferença entre jejum e abstinência de carne. No jejum, nós nos abstemos de todo e qualquer alimento. Na abstinência de carne, nós nos abstemos da carne vermelha.

Enfim, Beatriz, lembre-se que o jejum não precisa ser só de comida. Há tanta coisa legítima de que gostamos e há tantas coisas que atrapalham a nossa vida cristã. Podemos fazer jejum dessas coisas também. E isso faz muito bem para nossa alma.
 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.