Saúde

Doutora, chocolate causa espinhas?

É muito comum adolescentes, jovens e até adultos virem ao consultório preocupados com espinhas no rosto. Em alguns casos, podemos fazer uso de medicamentos, mas, em sua grande maioria, a solução está na mudança dos hábitos de higiene com o rosto e alimentação.

Na adolescência, os hormônios aumentam as chances de ter acnes no rosto, mas, mesmo nesses casos, a higiene é fundamental. O rosto só deve ser lavado duas vezes ao dia e deve-se evitar passar a mão no rosto, pois ambas atitudes aumentam a oleosidade da pele.

A limpeza deve ser feita com um sabonete específico para o rosto, de acordo com o tipo de pele (seca ou oleosa), que pode ser tanto em barra quanto em gel. Prefira gel para peles oleosas. Esse sabonete deve ser guardado e é individual. Outra observação: dormir com maquiagem entope os poros e provoca espinhas.

Chocolate tem muita gordura, mas nem sempre é o causador das espinhas. Outros alimentos também contêm alto índice de gordura, como amendoim e abacate. O que importa é a quantidade. Cada um deve observar sua alimentação e o que comeu nos dias anteriores ao surgimento de várias espinhas.

Importante: manchas provocadas pelas acnes se dão por dois motivos: espremer cravos e espinhas e não usar protetor solar – não importa o fator do protetor, e sim se você está usando-o diariamente e replicando a cada três horas. Muitos não gostam de usar protetor solar por ficar com a pele melecada. Uma dica: compre um bom protetor com toque seco somente para o rosto. Vai custar um pouco mais, porém vai durar bastante tempo e você estará protegido não só das cicatrizes, mas também de rugas de expressão e do câncer de pele. Caso você tenha cravos e espinhas em quantidade exagerada, procure um dermatologista para que ele possa encontrar o melhor tratamento para uma pele saudável. 

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.